(De notar que esta análise faz parte da republicação de algumas análises do PSGames Power, o blog a que este sucedeu, e esta análise algo reajustada agora, é originalmente de 2018)
A Kylotonn regressou e desta vez com mais rally e não só em V-Rally 4. O estúdio tem sido o responsável pelos últimos WRC desde o 5 e digamos que segundo os fãs tem sido uma estrada longa a percorrer mas com o WRC7 pelo menos pessoalmente posso dizer que conseguiram captar o sentimento de simulação embora em consolas algumas pessoas tenham reportado problemas de performance, e pessoalmente posso dizer que visualmente o jogo deixou muito a desejar, mas apesar destas questões posso dizer que em V-Rally 4 não têm nada com se preocupar.
Toda esta análise foi feita numa PS4 Pro e o jogo correu em todas as alturas e momentos e mesmo no multijogador online de maneira suave e consistente. Apesar do nome V-Rally aqui este regressa após 16 anos e segue percurso para outras modalidades off road e não só tendo agora em si 5 modalidades onde competir durante o nosso modo de carreira, ou modo single player pois não se nota que haja realmente um meio e um fim ao inicio do modo que se conhece como Modo V-Rally e por isso irei dizer que é o SP do jogo. Estas modalidades passam por ser o nosso já conhecido Rally que vamos competir em etapas de curto ou longo percurso para conseguir o melhor tempo, temos ainda outro de igual objectivo mas execução diferente conhecido como Hillclimb que será fazer percursos longos com carros de alta cilindrada em estilo subida de colinas e montanhas em piso de asfalto, temos ainda V-Rally Cross que é circuitos que podem ser ou não de terra batida e mesmo misturar asfalto com vários corredores a competir pelo primeiro lugar, temos ainda corridas off road de buggies ao estilo baja, e por fim Extreme Khana que se já jogaram os Dirt da PS3 desde o 3, se já jogaram GT Sport, se já viram os videos do Ken Block (RIP) e por ai fora sabem o que é, são provas de showoff em estilo gymkhana com o objectivo de completar um X número de voltas no menor tempo possível relativamente ao tempo do líder de prova executando pelo caminho habilidades e acrobacias.
Ou seja o jogo parece ter tudo para ser um sucesso em termos de interesse e realmente é, posso dizer que as provas de rally são súper desafiantes e algo dinâmicas, sente-se o facto do jogo vir da Kylotonn que tem trabalhado em WRC pois os tipos de pisos em qualquer das modalidades notam-se diferentes, os carros têm aderência diferentes o que nos leva a mexer na configuração dos mesmos antes de cada prova para tentar adaptar o mesmo o melhor possível e equilibrar tudo para ter o melhor controlo e aderência mantendo sempre a performance do mesmo, claro que não sendo isto um simulador mas sim um simcade sente-se a parte arcada e o conseguir encontrar um equilíbrio nestas configurações para cada piso não será nada do outro mundo, mas voltando ao que falava os circuitos de rally estão muito bem conseguidos e elaborados para puxar pelas habilidades do jogador e em especial se tiverem a AI a actuar a 100% fazendo com o que o jogo vos vá dando cada vez mais provas com tempos mais desafiantes a bater, também isto se aplica a Hillclimb e será este na minha perspectiva o segundo modo mais interessante do jogo com o intuito de vos pôr à prova em alta velocidade em circuitos desafiantes a direito com algumas curvas apertadas pelo meio e percursos que não têm tanta largura quanto isso e portanto têm um espaço de manobra reduzido, sair do mesmo não é assim tão difícil quanto isso e ao tocarem na terra batida e não só que se encontre em volta vão sentir o carro a perder o controlo sem problemas.
De resto o que posso dizer é que as provas de Cross são engraçadas, dão um toque de diversidade ao jogo bem vinda e têm um bom nível de desafio por parte da AI em provas subsequentes às iniciais que comecem, já as de Buggies vão ser outra modalidade bem interessante e se já jogaram Baja Edge of Control sabem do que falo mas aqui vai ser bem, mas bem melhor, muitos saltos malucos, lombas, elevações e velocidade enquanto competem contra outros corredores em circuitos completamente off road, é diferente de Cross e bem mais amalucado, mas no meio disto, e tem sempre de haver um mas, infelizmente, o jogo perde o seu charme nas provas de Extreme Khana, e isto porque apesar de a ideia e conceito aqui estarem bem conseguidos, apesar de termos percursos bem conseguidos, o interesse em fazer estas provas será menor pois o objectivo fica desinteressante sendo só o conseguir bater um tempo no final, não recebemos pontuação pelo nosso showoff, não existe motivo real para fazer drift em curvas, por tentar acertar os saltos de maneira mais radical com o carro, o fazermos um donut em torno de um obstáculo com um helicóptero a sobrevoar o mesmo de perto só tem sentido porque o jogo nos mete barreiras de direcção que bloqueiam o resto do caminho para nos obrigar a fazer o truque que nem precisamos de realmente fazer um donut, basta dar um pouco de nada de drift e fazer aquele trecho de percurso para que as barreiras desapareçam, ou seja as ideias base deste modo estão boas, a execução já nem por isso.
Em jogabilidade temos aqui uma boa mostra de como fazer um simcade de rally a meu ver, a condução dos carros não foi feita para ser realista e mesmo em certas modalidades sente-se mais solta do que seria de esperar e noutras mais rígida, depois dão-nos a possibilidade de fazer ajustes de configuração dos mesmos dando alguma liberdade para alterar o comportamento deles em percurso, algo que me deixou fascinado foi o facto de aqui termos mais opções nisto do que em WRC7 que é suposto ser um simulador. Também podem instalar upgrades que vão desbloqueando para os vossos veículos para melhorar a sua performance, controlo e afins e acreditem que a jogar com a AI ao máximo vão sentir necessidade de fazer uso de tudo isto bem como de ir adquirindo novos carros. Cada modalidade tem um stand próprio no jogo com uma boa selecção de veículos distribuídos por categorias, posso dizer que desde que tinha visto os trailers deste jogo que que queria pôr as minhas mãos no Suzuki das provas de Hillclimb e não fiquei desapontado. Também além do modo multijogador online e local, têm ainda dentro do modo V-Rally provas de desafio de uma hub online em que competem e fazem o vosso melhor desempenho, outros jogadores competem nos seus jogos e cada um fica num ranking de posição e é estimada uma recompensa com base nisso para quando o evento terminar ao fim de X horas ou dias imaginem, em que podemos sempre tentar melhorar enquanto os eventos estão activos.
Têm ainda um sistema de gestão de equipa em que podem contratar mecânicos para reduzir o custo de reparações por exemplo entre etapas de provas e campeonatos, podem contratar outros para pesquisar melhoramentos e podem ainda ir contratando um gestor de equipa que vos vai dar bónus como mais provas de uma modalidade ou descontos no stand de uma delas e afins, podem contratar até 4 membros de equipa em 2 das 3 categorias sendo que só podem ter 1 agente claro, nisto podem substituir os membros por outros que podem ser de um nível mais alto e dar certos bónus diferentes, e nisto é claro que eles não trabalham de borla e no fim de cada semana in-game ordenados têm de ser pagos e quanto melhores eles forem mais cobram.
Também têm um sistema de patrocinadores que vos contactam com objectivos a ser recompensados com dinheiro, por exemplo como ganharam 3 provas de rally com um carro da BMW, ganharem um total de 25k de créditos, etc.... Indo ao que mencionei antes de reparações, sim, os vossos carros sofrem danos e vão ver coisas como o chassi a ficar todo torto e a frente a ir para dentro mas não se assustem pois o arcada de simcade entra em acção e no máximo vão sentir coisas como a direcção torta de uma maneira leve que não vos vai afectar muito, e problemas do carro a desenvolver aceleração entre a 1a e 2a mudança mas nada de mais. Posso dizer que toda a condução pelos modos de jogo está muito bem conseguida na minha opinião pessoal, os pormenores de diferença de aderência em cada tipo de piso ficou bem captada, correrem em cima de tarmac é uma coisa, em cima de areia vai ser outra, neve, gravilha, terra batida e afins vai ser outra, o passarem em cima de lama, estar a chover ou não também vai fazer alguma diferença e depois ainda têm certos aspectos como correr de noite é uma coisa e de dia outra, ter ou não nevoeiro também dá outra atmosfera e cada percurso em especial os de rally sentem-se únicos e no rally em especifico vão ter percursos desafiantes a puxar por vocês.
Visualmente este jogo está lá, uma qualidade fenomenal e em que cada cenário sente-se diferente e especial, temos aqui um trabalho com dedicação acima da média tanto no que se tem ao perto como em todos os elementos que vão até à linha de horizonte dos mesmos, desde a vegetação, as formações de montanhas, colinas, animais, pessoas, edifícios, etc..., tudo sente-se bem conseguido e misturado para nos dar cenários e ambientes únicos, só vou apontar que as pessoas ao longo dos percurso podiam ser mais dinâmicas mas não podemos ter tudo. Todos os efeitos de iluminação e atmosfera do jogo também estão acima da média e os efeitos do piso sentem-se bem conseguidos como terra e pó a levantar no ar quando vamos em terra batida, areia quando passamos por praias, água quando passamos em poças ou correntes de água de um rio, o nevoeiro, a iluminação de noite, tudo se sente especial e bem feito o que me leva novamente à questão de como conseguiram eles fazer isto e no WRC7 dar-nos tão fraca qualidade visual com efeitos e texturas de objectos de baixa qualidade, e mesmo modelos de carros com baixa qualidade, é que é frustrante e impressionante ao mesmo tempo.
Aqui temos efeitos até de folhas no ar e a levantar quando passamos por um monte delas em certos percursos bem conseguidos. Temos pormenores visuais como malta de parapente, comboios a passar em cidade, balões de ar quente, temos cenários e ambientes dinâmicos, tudo bem que aqui tiveram mais liberdade criativa a fazer as coisas, mas isso não justifica modelos e texturas de baixa qualidade e efeitos de piso pobres como se viram no WRC7 e vê-se que não é falta de talento da Kylotonn. Em OST temos umas faixas engraçadas nos menus e que acompanham bem o ritmo radical do jogo, os sons dos carros a trabalhar e efeitos de derrapagem e diferença entre estar em cima de um piso e passar para outro também se sentem bem conseguidos.
Para concluir posso dizer que este regresso de V-Rally ao fim de 16 anos (a contar a data de lançamento original do V-Rally 4.) foi mesmo em grande, espero que venham ai mais sem dúvida e que sejam tão bons ou melhores. As únicas questões acabam a ser a falta de sentido real nas provas de Extreme Khana que foi uma pena e o sistema de pontos de colisão dos carros, imaginem que vão a 150Km/h e esbarram/tocam de lado numa parede de um prédio, é suposto perder um pouco de velocidade, sofrer uns danos mas continua-se com bom ritmo pois foi na lateral certo? Pois aqui o jogo vai agir muitas vezes como se tivessem embatido de frente e pumbas, param ali mesmo onde bateram e o carro age mesmo como se tivessem esbarrado de frente. Tirando estas duas coisas V-Rally 4 está lá sem dúvida e deixo como uma grande recomendação a quem goste da temática off road dentro deste género de racing com qualidade acima da média, merecendo um 9/10 no fim.
.jpg)







Enviar um comentário