Especial - 50h de Medieval Dynasty e Não Faço Ideia porque ainda Jogo!!!

Se gostam de jogos survival com algum sim building no meio e o ambiente medieval devem conhecer de certeza Medieval Dynasty, eu por acaso também já conhecia antes de começar a jogar de apanhar assim uns videos pelas redes sociais, de ir mesmo procurar como era porque de vez em quando e de quando em vez, eu meto na cabeço que tenho de jogar um jogo de survival e simulação e por norma quando tenho essas pancadas instalo o Ark: Survival Evolved, mas depois desisto porque sinceramente aborreço-me, mas dá-me a vontade na mesma.

Por norma recorro ao meu escape de Minecraft em que ai já consigo mantér-me interessado por longos períodos de tempo e acho piada  porque se me meterem a explorar a wasteland do Fallout 2 eu perco o tempo que for preciso mas depois nestes jogos já não consigo achar o mesmo interesse, são géneros diferente eu sei mas mesmo assim é aquela base, penso que além de Minecraft só mesmo o Conan: Exiles é que me agarrou tanto, aliás penso sempre em voltar a ele também mas depois tenho receio de me desapontar por qualquer motivo apesar de saber que gosto e vou gostar, isso ou o facto de saber que me vai consumir bastante tempo e eu não ter esse tempo, mas, passando tudo isto à frente, decidi muito decidido comprar o Medieval Dynasty e jogar mesmo com a possibilidade de me acontecer o efeito do Ark, pelo que vi umas reviews, gameplays e pareceu-me conseguir agarrar-me.

Um jogo de survival com elementos de simulação e gestão de uma comunidade nossa, parecia-me bem, só não sabia como ia correr esta última parte porque não posso dizer que consiga manter cidades no Sim City 4, embora no Cities: Skylines já me corra melhor, mas pensei, que seja o que tiver de ser.

Para minha surpresa sou melhor a gerir pessoas que cidades inteiras pelo menos para agora e o sistema de gestão consegue ter uma complexidade leve mas fácil de gerir, nisto escolhem um sitio para assentar base e fazem a vossa habitação, cada casa vai dar para ter entre 3 a 4 habitantes, sendo que na de 3 é para ter uma criança que nasça de relações impulsionadas por nós, e a de 4 não sei, ainda não testei se podia colocar lá outro adulto ao calhas, mas, fora isto constroem casas, recrutam habitantes nas vilas que existem no jogo, avaliam as suas habilidades antes disso para ir de encontro ao que precisam em termos laborais na vossa comunidade, pois quanto mais habilidade no que querem para o seu fim laboral melhor será o seu desempenho claro e pronto, juntam um homem e uma mulher numa habitação e eventualmente eles casam-se e procriam, além de casas será importante ter poços de água, depósitos de madeira, cabanas de caça, cozinha e ainda claro depósito de materiais e um de comida, porque madeira, comida e água vão ser o essencial para manter a vossa comunidade, pelo que vão precisar de gerir o nível de demanda com o ritmo de recolha destes bens e materiais.

Depois no fim é terem uma forja para terem alguém a criar ferramentas que as pessoas em outros cargos precisam, ter celeiro e afins para terem quem lavre e plante os campos que criam para terem mais uma fonte de comida e mesmo materiais, e com o tempo e quanto mais construções e decorações fizerem mais pontos de tecnologia desbloqueiam, que vos vai dar acesso a adquirirem esquemas e receitas para mais criações que podem fazer e mesmo colocar como tarefas aos vossos habitantes que estejam alocados aos postos de trabalho indicados.

E nisto desbloqueiam novos edifícios ou versões novas do que existe, por exemplo o depósito de madeira de nível 2 suporta mais trabalhadores e deixa recolher além de troncos de madeira, também galhos que são necessários para por exemplo criar flechas. Eventualmente podem até colocá-los a criar itens que não precisam mas que vocês podem pegar e vender nas vilas aos comerciantes, porque precisam de dinheiro para adquirir animais por exemplo para a vossa comunidade inicialmente, adquirir por vezes coisas que ainda não conseguem criar, e para claro, pagar as taxas do rei a cada primavera, podem não pagar, pagam mais tarde com multa por exemplo, eu ainda não experimentei não pagar, mas quantos mais edifícios tenho mais o rei me cobra, nem num jogo me livro de impostos mas pronto. No fim, toda esta gestão ao inicio pode parecer meio deslocada até a compreenderem, mas vão compreender rapidamente a meu ver e torna-se algo que após isso se encaixa e vos faz sentido, e, se eu soubesse o que sei agora teria começado a minha aldeia de outra maneira, e mesmo em outro local por exemplo, mas gostei deste sistema e achei que é uma boa maneira de dar a compreender gestão de maneira simples e eficaz, dando preparação para se aventurarem em coisas e jogos mais complexos a meu ver.

Com isto fora do caminho a jogabilidade em termos de sobrevivência senti-a simples mas engraçada. Têm 4 estações por ano e cada estação demora 4 dias a passar, no verão faz mais calor e no inverno mais frio e chega a haver neve claro, e as estações afetam que vegetação de plantas no meio selvagem existem, que animais aparecem ou aparecem mais e mesmo que plantações podem ter na vossa comunidade, e nisto também afeta o tipo de roupa que devem usar para não passar frio e qual devem usar para aliviar o calor, também têm de ir comendo e bebendo água.

A meu ver rapidamente se habituam a isto e ainda podem ter plantas que regeneram saúde que perdem na falta destas bases essenciais, ou mesmo em combate com lobos ou javalis por exemplo. Há ferramentas e armas que podem criar em movimento e outras que precisam de bancadas de trabalho como arcos e as devidas flechas, e será essencial terem arco e flecha para as vossas caçadas, estes items vão facilitar-vos e em muito a vida. Em termos de caça os comportamentos dos animais ao vos verem, sentirem perigo e afins parecem-me aceitáveis, embora alguns como alces e viados penso e sinto que faça-mos o que fizermos sentem sempre a nossa presença quando ainda estamos distantes, o que torna a questão de arco e flecha essencial para os caçar.

Além disto desenvolvem habilidades passivas e activas no personagem, como suportar mais peso de carga porque temos limites que podemos ultrapassar até a um ponto em que temos de largar algo ou não nos conseguimos mexemos, este excesso também consome mais folgo do que temos disponível se tentarmos correr e o correr ou andar vai ser mais lento consoante o excesso de peso que temos, mas isto é um exemplo de várias habilidades.

Nisto, as habilidades são divididas em categorias que podem aumentar em até 10 níveis para ganhar pontos para gastar nas mesmas em habilidades ou reforços de habilidades naturais que vão ter de escolher bem pois não podem obter tudo em todas as categorias, mas em caça por exemplo podem aumentar a estabilidade da mira com armas que precisam de mirar como o arco ou lanças quando as querem atirar, têm uma habilidade base que deixa-vos detetar vegetação que podem apanhar e neste sistema podem desbloquear o extra de ver animais, que até vos indica por cores animais perigosos, que são perigosos se atacados ou que são mansos e vão fugir quando em perigo, ou por exemplo a habilidade passiva de as vossas ferramentas demorarem mais tempo a partir em termos de uso, pois ferramentas e armas e mesmo roupas têm degradação e mesmo alimentos têm tempo de consumo.

No fim vão ter uma linha de demanda base que vos ensina a jogar e vai dando tarefas para uma história muito simples, demandas à parte que podem fazer para ganhar reputação para a vossa comunidade, e se tiverem sorte ainda há umas que vos recompensam com dinheiro, e outras com materiais ou itens, e ainda vão tendo desafios dados por alguém da corte do rei que vão ser complicados de fazer mas vão trazer boas recompensas, ainda no passar de cada estação podem ocorrer situações em que consoante a vossa escolha afeta a vossa comunidade, desempenho deles em tarefas e afins, em que certas escolhas vão estar dependentes no vosso nível de categorias de habilidades como de extração de materiais e matérias primas, caça, sobrevivência, ect....

Tudo o que disse é a base do jogo, podem desenvolver comunidades enormes pelo que sei, ter vários animais de quinta, podem casar-se e ter filhos, o meu ainda está a crescer no jogo, e toda esta experiência que partilhei lá está é a base ou bases do jogo, experiência essa que tem sido repleta de nuances entre o interessante e monótona, pois apesar de gostar de caçar é sempre o mesmo, já sei os comportamentos dos animais mas gosto da questão da caçada e a perseguição em certos casos, acho interessante o ver a minha aldeia a crescer com mais edifícios mas depois não se passa nada, por exemplo existem bandidos no jogo mas são raros e estão normalmente em acampamentos, e tanto eles como animais ao fim de uma certa distância atrás de vocês desistem e voltam para o seu ponto base, ou seja a minha interação com bandidos foi não tinha equipamento e morri, e depois fui fazê-los vir atrás de mim até recuarem e matei-os com flechas, pronto.

As demandas são sempre entre o preciso de X de carne, preciso de um martelo de construção, preciso de X de sementes de cebolas e X de couve, por isto é que eu digo, não faço ideia porque ainda jogo, é como se não conseguisse parar porque é uma experiência fácil de entrar, fazer algo, e sair, podem não jogar durante 1 semana que quando voltarem sabem o que fazer e como, e não vão precisar de muito para se ambientarem de novo, por isso dá-me vontade de jogar algo diferente mas ao mesmo tempo dá-me vontade de continuar nesta experiência, e aquele interesse de ver o quanto consigo desenvolver a minha aldeia até uma vila imaginemos e fazer quase uma fortaleza simples e afins faz-me querer continuar apesar das tarefas monótonas como recolher madeira e galhos extra. Ainda de notar que levarem a simulação de algumas coisas mais a sério, em que por exemplo num dos lados da minha comunidade haviam montes de árvores....que eu desbastei e elas não voltam a crescer a não ser que eu vá plantando quando obtenho semêntes delas, digamos que agora quando preciso de madeira tenho de me deslocar um pouco demais, tenho de apostar mais em depósitos de madeira a meu ver.

Se quiserem ver a minha experiência sem comentários podem passar no meu canal da Twitch pois todas as 50h estão lá documentadas mais minuto menos minuto, e não se esqueçam de partilhar comigo nos comentários a vossa experiência ou se já tinham ouvido falar neste jogo que ainda não percebi se valeu os cerca de 35€ que dei por ele sinceramente, ainda mais quando acharam engraçado meter frases chave dos npc vindas de outros jogos e não só, como "nada é verdade e tudo é permitido", ou numa demanda um personagem diz "what is love", e nós respondemos "baby don't hurt me", a primeira vez que isto acontece ainda fazemo "AH", mas um "AH" bem singular de achámos piada mas não teve tanta, e depois a seguir torna-se algo meio chato, meio não querem saber.

Penso que se fosse uma análise daria um 7/10 a este jogo sinceramente, gosto do que fizeram aqui, ainda só joguei no mapa base, mas penso que poderiam haver mais animais selvagens em termos de variedade, não sei, a pesca podia ser feita com cana de pesca também sem ser com lança de pesca que sinceramente nem uso de momento, normalmente pesco a.....adivinharam bem...arco e flecha.., também penso que em cooperativo seria mais interessante mas a minha mulher ainda não foi bem na minha conversa de comprar o jogo, dá uns toques nele de vez em quando na minha conta mas ainda não quis aventurar-se a sério comigo, gosta também mais de me passar frente ao ecrã quando estou a ser perseguido por um urso por exemplo.

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