Análise - Wilmot Works It Out

Wilmot de Wilmot's Warehouse da Hollow Ponds e FINJI regressa em Wilmot Works it Out, em que desta vez seguimos Wilmot na sua habitação fora do seu trabalho, em que ele neste caso subscreveu o Clube de Puzzles e todos os dias a carteira Sam passa pela sua casa para lhe entregar uma encomenda do clube, fora quando por exemplo está de férias. 

Essas encomendas por sua vez trazem peças para serem construídos variados puzzles, com arte de Richard Hogg a perfazer as suas ilustrações, sendo que a certo momento começa a haver umas trocas e baldrocas em que as encomendas começam a trazer peças extra de outros puzzles que só deveriam vir depois.

Esta é a base do jogo e pouco mais será de dizer, as interacções com Sam vão ser o que vai dando alguma sensação de argumento no jogo chegando ao ponto de ela ir comentando sobre ir de férias, para onde vai, como foi a experiência e chega mesmo a enviar-nos um puzzle de uma foto dela a caçar borboletas por exemplo, a comentar sobre quando arranjamos um animal de estimação e em que ela própria chega a subscrever o clube de tantas encomendas que entrega a Wilmot. 

Haverá alguns momentos em que teremos opção de aprofundar a nossa conversa com ela ou de simplesmente recebermos a encomenda que ela tem para nos entregar, mas mesmo assim é pena que essas partes de aprofundamento não sejam nada de por ai além normalmente, e diálogo só ocorre visivelmente por parte de Sam, que é quem acaba a dar um toque mais caloroso a esta experiência com algo que cresce de ser só entregas postais a relacionar-se com Wilmot em tom de amizade partilhando opiniões e experiências connosco, mas servindo no fim mais como um toque extra às entregas que fazem a base do jogo continuar a avançar, base essa que é a de resolução dos puzzles que recebemos ou poder acabar de resolver os mesmos.

Captura feita por Gaming Power PT

A jogabilidade do jogo é em formato de grelha e isto é benéfico para ter uma movimentação mais precisa, a maneira como movem Wilmot pode também ser usada para empurrar peças fora do caminho o que pode ajudar quando carregamos um bocado de um puzzle para colocarmos em outro local da sala, que será onde os faremos a todos, ou para quando carregamos 3 ou 4 peças empurrarmos uma extra sem ter de a juntar ao "baralho", sim, porque podem agarrar numa peça com o analógico direito e girar a mesma para uma de 4 direcções em direcção de relógio e contra relógio (,esquerda, cima, direita e baixo,) usando o L ou R em volta de Wilmot para a colocar no puzzle em si, ou para irem testando, pois quando encontram o lugar em que ela encaixa vai acontecer um efeito de encaixe e som quando a largam para vos dar a noção que é ali, e isto dá jeito quando apanham mais que um puzzle ao mesmo tempo com parte de nuvens em coloração semelhante, de céu aberto ou vegetação muito parecidas.

Captura feita por Gaming Power PT

A arte dos puzzles está muito engraçada e interessante, e destaca-se bem dando uma sensação acrescida de termos uma experiencia mais colorida que encaixa na restante temática envolvente entre calma e relaxante no visual e ost do jogo. Vão estar a formar puzzles desde piqueniques de animais no parque com um céu repleto de balões de ar quente, a uma família dentro de um veículo em que a forma delas agem como sombras em volta de sombras azuladas a formar os bancos, e os vidros dão a visão para um céu cheio de estrelas, vão ser realmente puzzles variados em arte e maioritariamente interessantes de se apreciar após serem feitos, ou pelo menos foi assim que eu senti a experiência nesta parte, com uma sensação de satisfação e interesse em de certa maneira admirar o que estava a fazer e que merecia sem dúvida que fosse admirado, pois as artes como disse estão muito interessantes e engraçadas.

Captura feita por Gaming Power PT

O conceito é simples, a jogabilidade também e além disto tudo em cada fase do jogo desbloqueiam áreas da casa de Wilmot como progressão, que vos vai levar a puzzles por vezes mais complexos e interessantes pela sua arte que por fim depois de montados na sala de estar vão poder colocar nas outras divisões de maneira a decorar a parede delas, e em que além disto vão poder escolher o papel de parede de cada divisão e um tom de cor ambiente além de algumas decorações como plantas por exemplo, e isto além de poderem dispor os puzzles como quadros em molduras que podem alterar o estilo das mesmas.

Captura feita por Gaming Power PT

Esta é uma experiência que agarra pela sua fluidez, quebra-cabeças na forma de resolver os puzzles em si, a satisfação de os conseguir fazer, algum desafio extra devido a de certa maneira vos ser mostrado quanto tempo demoram em cada fase e quererem ser mais rápidos, ainda mais porque só quando completam certos puzzles ou partes dos que tiverem na sala, é que a Sam chega com outra encomenda para poderem avançar, e no meio disto tudo ainda pela sensação relaxante de os estar a fazer que por sua vez vai quase fazer com que não queiram largar o jogo, imaginem para alguém que gosta de palavras cruzadas é a mesma coisa que pegar num livro delas e conseguir estar ali de volta daquilo 4h sem se dar conta que passou tanto tempo, é relaxante, desafiante, interessante e por sua vez viciante, e é isto mesmo que Wilmot Works It Out acaba a ser e dai merecer a sua nota final de 9/10 e ficar como uma excelente adição a quem gosta deste género e tipo de experiências. 

Esta análise foi feita com uma chave gentilmente cedida pela agência ICO Partners em nome do estúdio FINJI.

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