Análise - Miitopia

Os Mii’s na Switch ficam definidos e só definidos por completo basicamente pela experiência que nos é entregue em Miitopia, um JRPG casual que gira em volta da criação e utilização de Mii’s para dar um toque de personalidade pessoal aos personagens principais desta jornada.

A história revira em volta de um Mestre Sombrio que começa a roubar as caras dos habitantes do reino e a usá-las nas criaturas malévolas que assolam a nossa jornada para o derrotar e libertar o reino deste mal maior que está a causar caos entre as vidas dos habitantes, não é uma experiência profunda e súper desenvolvida em termos de um JRPG como Bravely Default 2, mas, visto que isto é suposto ser algo casual assenta bem, ainda mais quando toda a nossa jornada por entre os pontos de exploração do jogo é recheada de pequenos momentos ocasionais de interação com os Mii’s ou entre eles com comédia à mistura, algo tão simples como 3 a queixarem-se que têm fome, um  fingir que está a comer e outro desatar a chorar porque o seu ou sua amiga está a delirar de certa maneira. A história aqui fica marcada por estes momentos e outros que acontecem nas estalagens de repouso de interações que ocorrem com o desenvolvimento do relacionamento entre personagens, ou em usarmos bilhetes de encontros para enviar 2 Mii’s num encontro ao cinema ou em um passeio à beira mar, relacionamentos estes que devemos desenvolver pois vão afectar o resultado que vamos tendo nos combates.

A jogabilidade fica marcada pelo nosso desempenho na interação entre personagens como mencionei, e as mesmas afectam o combate porque vai criar momentos em que 2 personagens se unem para fazer ataques conjuntos, ou em que um precisa de um item de HP e outro o doa a esse personagem, também de referir que temos um combate simples em que controlamos unicamente o nosso Mii principal, o protagonista desta aventura e em que os restantes membros da nossa party são autónomos, mas como disse isto é uma jornada casual e o desempenho dos mesmos em combate é bastante positivo não precisando de mão nossa, sabem gerir-se bem em termos de recuperação e ataques, ataques especiais e afins, precisando só de mão nossa na compra de armamento e armaduras novas aquando nas horas de descanso nas estalagens, para além disto temos algumas mecânicas menores de usar poderes divinos para recuperar HP e Mana e mesmo meter personagens numa espécie de descanso em combate para recuperarem de males dos inimigos como o estarem desmoralizados ou afectados por veneno.

A criação de Mii’s para a nossa jornada será algo individual de modelos pré-definidos sendo o principal o nosso Mii, ou podemos ir buscar Mii’s online, a personalizam dos mesmos até está bastante bem conseguida e até certo ponto profunda, as opções de personalizam acabam a ser algo vastas para uma experiência tão simples, mas, ainda bem que assim é, pois as bases desta jornada assentam em parte no nosso toque de personalização dos Mii’s numa aventura que é feita em redor deles. Também de mencionar que a evolução de stats dos nossos Mii’s não é só feita pela evolução de nível dos mesmos em combate, mas também nas estalagens em fazer pausas para comer, sendo que a comida que lhes damos vai-lhes encher o estômago e desenvolver stats específicos como o HP, Mana, Pode de Ataque e não só, sendo que esta evolução é mais rápida com comida que lhes agrada e menos com o que detestam.

Visualmente o jogo está belamente feito, tanto em ambientes  como na qualidade dos personagens e disposição dos elementos dos cenários, o aspecto visual está realmente bem polido e em momentos lembra-me algo criado à mão saído de experiências como Yoshi’s Woolly World ou do Paper Mario, mas com mais elementos ainda, realmente será um deleite visual atravessar toda esta aventura que é ainda complementada pelas faixas animadoras e outras que dão mais impacto e personalidade aos restantes momentos do jogo e particularmente às cutscenes.

Em resumo se procuram um JRPG simples de abordar e que não aborrece nem aquando dos momentos de grinding que derem encontram em Miitopia tudo isto e muito mais, sendo que a quem se queira iniciar no género encontra aqui uma entrada facilitada e cheia de personalidade para ganhar o gosto e se poder aventurar em jornadas mais complexas como o dito Bravely Default 2, Xenoblade Chronicles e não só, sendo que como nota final vale um 8/10 sem dúvida pela diversão que nos proporciona em cada momento da experiência.

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