Análise - Warhammer 40K: Mechanicus

Warhammer tem tido bastante atenção nos últimos anos particularmente com o universo 40K ainda mais com cada vez mais saída dos jogos em várias plataformas, e desta vez é Mechanicus que recebe a nossa.

No jogo entranham a pela de uma força dos Tech Priests, uma vertente que se regue mais pela parte tecnológica do Imperium, que chegam à descoberta de um mundo inexplorado no qual já tinha sido enviado 1 Tech Priest para fazer exploração mas que nunca tinha regressado. Aqui entram em acção os inimigos de uma facção conhecida como Necron’s que são todos com base mecânica e que começam a despertar estando adormecidos, ficando a nosso cargo explorar o planeta, as catacumbas dos túmulos dos Necron e parar a sua ameaça antes que a mesma desperte por completo, a história está em si bem constituída e mesmo no que toca de caracterização das personagens a interagirem, é algo que encaixa bem no universo de WH40K naquilo que já tenho visto e foi algo que aliado ao gameplay me consegue cativar a agarrar no comando.

A jogabilidade aqui incorpora combate por turnos que lembra jogos como XCOM, apesar de ter um nada de dificuldade mais leve comparativamente, os confrontos mesmo assim vão ter os seus momentos implacáveis. À vossa disposição vão ter Tech Priests que serão as unidades que desbloqueiam e personalizam com armamento, melhoramentos, fazem upgrades para desbloquear habilidades e buffs, e os Skitarii que funcionam como tropas dispensáveis, que servem para ajudar em combate mas são mais carne para canhão do que propriamente dito outra coisa. Vão ainda desbloquear os canticles que servem como buffs do género fazer danos extra com ataques melee e não só ou para obterem mais cognition points, sendo que os cognition points são pontos de acção que permitem às vossas unidades andarem mais espaços nos locais de combate ou poderem usar as armas que equipam ou items de suporte, sendo uma parte fundamental do combate, pelo que ainda nisto, acções secundárias em combate garantem-vos também mais pontos como o aproximarem-se de certas estruturas especiais do terreno, ou quando um dos Skitarii é atacado serve como se fosse uma análise de combate dos vossos inimigos e garante-vos pontos.

Nestes casos algumas das estruturas dão-vos 1 ponto, outras 3, sendo que no começo de cada ronda as mesmas dão reset para poderem recolher novamente mais pontos. Será um combate realmente táctico e não devem ter medo do velho viver e aprender, sendo que não vão conseguir ganhar todos os combates e os que perderem serão uma licção para poderem melhorar as vossas tácticas de combate e de utilização dos vossos Tech Priests e mesmo da utilização que vão dar às vossas tropas. Com o completarem objectivos secundários como andarem um total de X metros, fazerem um total de X tipos de ataques, passarem X confrontos sem utilizarem canticles vão desbloquear canticles novos e com o avançar da vossa progressão de missões que vão de fáceis a mais complicadas vão desbloquear mais equipamento e mais Tech Priests e tipos de tropas para usarem nos vossos confrontos.

Visualmente o jogo está bem conseguido e incorpora bem a vertente mais sombria deste universo, os campos de combate estão bem conseguidos e com elementos de plataformas elevatórias e afins que ajudam a dar alguma vida à acção, até os hologramas dos mapas em que movimentamos por toque a nossa força pelas catacumbas estão algo interessantes de se observar, a ost também acompanha bem a acção e não fica atrás do resto do jogo. O único senão acaba a ser a camara do jogo que se encontra em movimento sozinha saindo do local ou mexendo no zoom não regressando à posição que a deixa-mos e isso por vezes é frustrante.

Em resumo têm aqui um bom jogo de estratégia com base em WH40K, a jogabilidade tem os seus altos e baixos, além dos combates na secção de holograma de movimentação pelos mapas acabam a ter alguns minipuzzles que vos vão dando algum contexto na vossa demanda de exploração mas nada demais, ficando mais por  criar buffs ou handycaps para o combate que se avizinha, como mais inimigos em ecrã ou perda de HP numa das vossas unidades. O jogo acaba a ser bastante cativante e merece sem dúvida uma nota de 8/10 pela inspiração e jogabilidade cativante.

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