E finalmente chegou, o centro de muito hype no mundo Pokémon, Pokémon Legends: Arceus, devo dizer que à data desta review já com umas meras 24h de jogo terminei a história principal mas que ainda não me debrucei sobre a side story que se segue dela. Uma jornada à muito esperada e que está belamente entregue.
A história, novamente, mete-nos na pele de um/a jovem que se prepara para enfrentar o mundo Pokémon mas aqui de uma maneira diferente, do nada caímos de uma brecha do tempo espaço na região de Hisui e somos encontrados pelo professor Lavender que faz parte da facção Galaxy Corps que se encontra situada na zona, os Galaxy Corps são uma espécie de facção de colonos que vieram de outra região em busca de paz e sossego para construir uma nova vida e novo futuro, não querendo dar muito da história a mesma arranca connosco logo sem explorar muito o de onde veio o nosso personagem que não se lembra de nada, ou quem ele era.
Na região vamos encontrar mais 2 facções mas isso fica para a vossa descoberta, e devem mesmo aproveitar esta jornada pois parecendo que não será das melhores dos últimos anos que vão encontrar de Pokémon, apesar de não explorar muito bem certas questões como de onde veio o nosso personagem ou quem ele era, apesar de logo ao inicio ao sermos acolhidos pelo professor Lavender de uma maneira que sem saber quem somos nos mete logo no alcance de capturar Pokémon, apesar de tudo isto a história é das melhores, tem as suas falhas como estas que mencionei, em o jogo ainda se debruçar sobre muito diálogo repetitivo em que se torna desnecessária a informação passada, sendo que fica mais dentro do encher chouriços, mas como disse é das melhores de Pokémon, e engraçado que o que senti e sinto a jogar e a pensar nela é que normalmente os jogos têm pontos altos e baixos, mas nesta jornada sinto que a história é numa constante razoável, com alguns pontos altos ocasionais mas que não chega a ter realmente pontos baixos digamos assim, não é das melhores num JRPG mas é das melhores de Pokémon mesmo com algumas das suas falhas.
Uma das coisas que me queixei no Pokémon Sword/Shield foi que o jogo ainda abordava muito o jogador como um iniciante sendo que aborrecia demasiado os veteranos no meu ponto de vista, mas aqui em Legends: Arceus, posso dizer que o jogo vai-nos dando indicações após um breve tutorial, mas não uma enchente de informação para principiantes a toda a hora como era nos ditos mencionados. Outro aspecto interessante da história é que se passa num tempo antes de apanhar Pokémon ser normal, num tempo mais próximo da era feudal do Japão, logo após terem sido criadas as primeiras pokébolas, um tempo em que humanos ainda receavam e temiam Pokémon em vez de viverem em harmonia com eles. É uma temática que assentou excelente nesta jornada na nova abordagem que a Game Freak tomou para apresentar as suas aventuras Pokémon, com um toque mais sério e sereno em contraste da temática mais infantil que mantinham aos anos.
Em termos de jogabilidade é este o grande recheio deste jogo, o grande ponto fulcral que mudou toda a abordagem que tínhamos nos jogos Pokémon. Aqui a Game Freak pegou inspiração no mundo de Breath of The Wild e na abordagem de Monster Hunter para o seu mundo de Pokémon Legends: Arceus. Têm aqui um mundo vasto para explorar, em termos de simulação mesmo do que seria andar no meio selvagem em diferentes ambientes para capturar Pokémon. Ou seja aqui a abordagem inspira em Monster Hunter nas bases de que temos a aldeia dos Galaxy Corps que serve de hub para a nossa aventura e o resto da região de Hisui encontra-se dividida em zonas de exploração, não são muitas (5 no total) mas que são em si amplas de terreno para explorar, em que nos aventuramos nelas em busca de Pokémons selvagens para capturar, treinar e observar, e observar e interagir porque nós participamos na criação do primeiro Pokedex da região e mesmo na criação de um dos primeiros Pokedex feitos que toma a forma de um bloco de folhas tipo livro que o professor Lavender desenvolve com base nas nossas observações, treinos, capturas e interacções de dar comida por exemplo, ou ver o Pokémon a usar certos ataques e afins.
Em contexto comparativo com BotW a inspiração toma forma em como estas zonas nos são apresentadas, sendo elas vastas até certo ponto de terreno que podemos percorrer, em estilo de apresentação e nas características de escalada de montanhas e colinas, o podermos adquirir companheiros Pokémon que nos deixam voar pelos céus, escalar as montanhas, cavalgar pelos terrenos de maneira a atravessá-los com rapidez e navegar pelos rios e mesmo pelo mar na zona costeira. Claro que a inspiração final aqui vem na apresentação visual, sejo nos efeitos de vento, na relva a mexer, nos aspecto visual dos personagens, texturas e iluminação, e devo dizer que estas duas inspirações fizeram mais que bem a esta jornada que se torna fantástica na jogabilidade, uns poderão achar o mundo vazio de eventos, outros poderão dizer que simula bem o que seria andar numa região no meio selvagem à caça de Pokémons, a meu ver temos aqui um equilíbrio bem alcançada dentro do contexto temporal e na informação que nos é passada sobre esta aventura, penso que poderiam haver mais 2 zonas de hub relacionadas com as outras 2 facções nem que fosse para conseguir adquirir por exemplo itens específicos mas, mesmo assim está algo bem conseguido, aliás, muito bem conseguido.
Mas abordando o que realmente interessa, o centro da jogabilidade, a navegação do mundo e o capturar e batalhar, aqui vão sentir um pouco de falta de combate entre treinadores, sendo que isto é um contexto em que os humanos ainda estão a começar a capturar Pokémon e a relacionar-se com eles, não existem treinadores, muito pouca gente tem habilidade para capturar e treinar e portanto gente para desafiar é 0, existem alguns combates e são bastante motivadores e estimulantes mas são poucos e sente-se um pouco falta desta vertente no fim do dia. A navegação do mapa é toda free roam, a exploração é total e temos as zonas abertas para navegar a nosso bel prazer em busca de Pokémons e recursos pois aqui entra um sistema de crafting em que podem usar o vosso Pokémon para recolher recursos como bagas, recursos minerais e afins para poderem vocês fazer as vossas Pokébolas, Poções, items para ajudar a baixar a guarda a Pokémons mais poderosos e por ai além de maneira a evitarem ter de comprar, porque aqui dinheiro só vão conseguir por ato de captura de Pokémons que registando depois as mesmas com o Lavender o mesmo recompensavos com dinheiro mas não serão valores muito altos.
O sistema de crachás vê-se substituído por um de ranking com base no desenvolvimento do vosso Pokedex que vos dára a possibilidade de comandar Pokémons mais forte em nível sem problemas, e desbloquear mais itens e receitas de crafting como as Ultra Balls, Max Potions e não só. Existe a falta também de um sistema online que na realidade não faz falta nenhuma nesta experiência, mas, devido a isto deixaram de ser precisas as trocas de certos Pokémon para alcançar evoluções finais, como o Gengar ou o Machamp, além de poderem encontrar os mesmos no mundo do jogo, ou em eventos que acontecem raramente no terreno que são bolas de distorções temporais que ocorrem devido às brechas de tempo espaço que estão a ocorrer em que dentro destas distorções podem adquirir itens raros e encontrar Pokémons raros, podem ainda no fim obter os mesmos por meio de evolução usando um item que se assemelha ao cabo link.
Agora o que interessa, a captura de Pokémon em tempo real, aqui está finalmente o que sempre quisemos fazer, a possibilidade de encontrar Pokémon num mundo aberto, sacar de uma Pokébola e atirá-la de maneira a capturar o Pokémon tudo em tempo real em vez de se ter de entrar num modo de combate cortado por cutscenes, aliás, até o combate acontece ainda por turnos mas todo fluído, em que atiram a Pokébola com o que querem usar e o mesmo sai em tempo real da Pokébola e o combate inicia-se fluido e lá está, tempo real, sendo que durante o mesmo enquanto os Pokémons se combatem podem até andar pelo terreno, pena que dentro de combate não exista a sequência de sacar da Pokébola, apontá-la e atirá-la mas sim uma cutscene do nosso personagem a atirá-la, mas a satisfação de poder fazer isto o resto do tempo e única, existem ainda algumas questões importantes na captura, podem distrair Pokémon com comida, atirar itens que os deixam surpresos ou incapacitados durante algum tempo, se conseguirem acertar na parte de trás da nuca dos mesmos ganham uma chance mais altar de os capturar e existem alguns que só assim ou ao serem incapacitados é que os conseguem apanhar, pois são ferozes e se não for assim têm de os defrontar em combate para os poder apanhar, os movimentos todos dos Pokémon no mundo aberto estão muito bem conseguidos e mesmo as reacções dos mesmos, como alguns fogem de nós, outros atiram-se na nossa direcção, podem apanhá-los a dormir e sinceramente pouco mais mas o pouco que há de interacções é o suficiente para o efeito que se quer.
Além disto tudo existem alguns eventos no mundo do jogo além das distorções de tempo, como a praga de algumas espécies de Pokémon que vos dá a oportunidade de capturar vários, batalhar vários e ainda de aparecer uma versão Alpha deles, aliás este é um dos outros eventos, espécie até porque os Alpha dão sempre respawn. Abordando esta parte os Alpha são versões dos Pokémon que são mais fortes, estão normalmente mais 20 ou 30 níveis acima do que normalmente estão e são ainda maiores em tamanho, são uma boa maneira de arranjar versões mais poderosas e desenvolvidas dos Pokémon que mais gostam, são uma bela adição e uma boa fonte de XP quando derrotados. Abordando aqui ainda o gameplau que não me quero estender mais pois fica para descobrirem, uma das partes mais bem conseguidas de jogabilidade é que os combates apesar de serem por turnos deixaram de ser interrompidos por mensagens de sistema do que se está a passar, é um pormenor pequeno mas que faz toda a diferença em ter o jogo fluido por exemplo quando derrotam Pokémon em combate ou o capturam podem começar logo a mexerem-se em direcção onde querem ainda antes do vosso Pokémon voltar para a vossa Pokébola, quando fazem ataques, quando lançam itens e afins todas a mensagens tomam um lugar de algo como rodapé, não parando a acção a decorrer e sendo mais como texto informativo, e só este pormenor tornou toda a experiência bem mais agradável.
Por fim abordando mais um pouco da parte visual e de sons, vamos aos sons, não tenho muito a abordar a não ser que todos os sons estão muito bem conseguidos, seja dos Pokémon, seja dos ataques feitos, vê-se que houve dedicação nesta parte e mesmo dedicação na parte que toca às curtas faixas de música ambiente que raramente tocam para quebrar monotonia da exploração, vê-se que houve trabalho bem desempenhado e ainda de salientar na parte visual dos ataques que estão muito bem conseguidos em animações, efeitos e sons. Na parte visual as cores e maneira como os cenários foram feitos estão espectaculares, nota-se bem a inspiração em BotW aqui e isso só ajudou a tornar esta experiência mais especial, pena que hajam na mesma algumas falhas claro, existe falta de polimento e suavização dos modelos dos personagens, existem alguns bugs visuais com vegetação por exemplo e os personagens humanos podiam ter mais vida nas cutscenes, mexerem-se mais um pouco, mostrarem mais expressão. A juntar a isto que tenha reparado há ainda um bug pequeno de alguns Pokémon escalarem árvores sem motivo como um Ponyta subir uma árvore de repente, mas são coisas menores.
Resumindo esta é a experiência que sempre quis ter de Pokémon e que acredito que todos os fãs sempre quiseram poder ter, a Game Freak entra finalmente numa nova era à muita aguardada. O jogo não é perfeito mas é uma experiência de Pokémon perfeita como um novo passo na franquia, não é sem falhas como mencionei e por exemplo os nossos Pokémon que podemos soltar das Pokébolas podiam ter mais vida também, podiam seguir-nos ou interagir como nós lhes dar-mos comida ou afins, os NPC podiam vaguear pela nossa aldeia hub em vez de ficarem sempre parados no mesmo local, mas mesmo com estas falhas posso dizer que serão arestas a limar em aventuras futuras, não acredito que deixem de trabalhar em aventuras mais tradicionais em estilo ao que têm feito sempre, mas espero que continuem a produzir mais aventuras neste estilo nem que seja como uma saga à parte com o nome Pokémon Legends.
A melhor maneira de sentir esta experiência é jogá-la e mesmo com os seus senãos vou dar-lhe um 10/10 pelo paço magnifico que leva esta franquia para uma nova era, um jogo obrigatório para todos os fãs de Pokémon e espero ansiosamente para ver o que vão fazer no futuro e até mesmo ver se vão expandir conteúdo neste jogo nem que seja com a adição de mais treinadores para batalhar.

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