(De notar que esta análise faz parte da republicação de algumas análises do PSGames Power, o blog a que este sucedeu, e esta análise algo reajustada agora, é originalmente de 2017)
forma.8 é dos mais recentes títulos da MixedBag Games, que nos põe no papel de uma sonda, digamos assim, que tem uma forma circular e que foi separada do seu grupo e que terá de cumprir a sua missão no planeta onde se encontra, em que vários perigos a esperam.
forma.8 é um metroidvania um pouco fora do habitual, pelo menos tenta ser, somos uma esfera flutuante no meio de um planeta desconhecido, o nosso movimento é através de flutuação sendo algo que torna a jogabilidade mais interessante em certas alturas, aqui a questão reside que a sua velocidade base é um pouco lenta e isso poderá não agradar a todos, mas combina bem com o elemento de exploração do jogo a nível visual. Vamos atravessar várias zonas, todas interligadas entre si e não seria um metroidvania se não fosse necessário regressar às mesmas para abrir novos caminhos com chaves que encontramos ou com habilidades que vamos aprendendo, tudo para abrir caminho e avançar na missão ou na nossa busca pelos colecionáveis.
A nossa pequena esfera vai enfrentar vários perigos robóticos e bosses interessantes e para isso vai desbloqueando habilidades para ajudar um pouco nesses confrontos, mas no inicio começamos só com um escudo, ou melhor, uma explosão de energia digamos, que serve para fazer o nosso escudo em momentos críticos e será sem dúvida a habilidade a que mais uso vamos dar, mas mais à frente aprendemos outras que até nem têm o intuito base de combate, como um pequeno boost de velocidade que se auto ativa quando flutuamos. Ou seja no fim do dia a jogabilidade é simples, nada de complicado, mas o jogo vai fazer esse simples algo desafiante em vários momentos, também de maneira a não criar monotonia.
A nível sonoro está simples mas encaixa na aura calma do jogo, a nível visual é fenomenal e único, uma direção artística espetacular e simples, uma imagem muito limpa por vários cenários que ajudam a puxar o elemento de exploração para cima, passamos por ambientes exteriores, cavernas com zonas subaquáticas, de lava, instalações modernas, etc…, e chegamos a ter zonas de ruínas, e este ponto visual é para mim o grande foco do jogo, torna-o ainda mais interessante, faz-nos querer ver mais dos cenários pelos quais passamos, tornando a velocidade de movimentação base algo superável.
O jogo prima em elementos visuais e de exploração e se gostam do género e procuram algo com um toque diferente, então forma.8 é para vocês, e apesar de ter sido analisado na Vita, é um jogo que na PS4 em Full HD deve ficar ainda mais estonteante pelo que sendo ele cross-buy também, o jogo passa uma aura muito calma e de sossego, até nos momentos mais atribulados e acho isso muito interessante, no fim penso que é algo propositado para complementar o facto de estarmos sozinho por nos termos separado do resto da nossa equipa.




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