Análise - Good Job!

Se são fãs de jogos de puzzles e de algum humor leve Good Job! da Paladin Studios é para vocês, pois neste jogo de 9 fases de puzzles vão resolver tarefas supostamente simples mas em ambientes destrutíveis, de notar que infelizmente o estúdio desde meados de 2024 que deixou de “existir” apesar de os seus jogos ainda se encontrarem disponíveis à partida.

Aqui jogam no papel do filho do dono da empresa, o que acontece é que têm de completar tarefas de maneira a receber promoções de cargo ou de acesso, como quiserem identificar ao início, de maneira a poderem subir de nível ou neste caso de andar para os seguintes da empresa para ganharem acesso a novos desafios. Uma premissa simples em que não há muito a dizer, mas que marca o passo da vossa jornada de subida na hierarquia do trabalho nesta empresa.

A ideia base com isto fica apresentada e de resto não há muito a apontar pois realisticamente o melhor adjetivo para descrever Good Job! é a palavra divertido, pelo menos para mim, pois do inicio ao fim em cada nível e fase digamos que senti sempre diversão no que estava a fazer devido à maneira como uma tarefa simples de levar um projector para uma sala de reuniões se pode transformar em eu ver o que posso usar como arma de arremesso numa fisga improvisada por um cabo de tomada elétrica, como uma fotocopiadora por exemplo, que posso posicionar em dito cabo esticado, fazer a direcção de arremesso que quero o melhor possível e largar como que gritando um “lá vai bomba”, mas invés de ser alguém a atirar-se para uma piscina é simplesmente uma impressora a ser “disparada” a alta velocidade atravessando pelo menos umas parede e levando tudo o que se encontra no seu caminho à frente, isso ou eu calculo mal a puxada da fisga em conformidade com o que esteja diretamente à frente do meu projétil e de repente aquilo só anda 20cm na minha perspectiva, é aquela coisa, cálculos…

Nisto tudo vão haver umas quantas tarefas sempre ambientadas às áreas que vamos encontrando em cada nível, seja zona de trabalho em armazém, caís de descarga ou escritório por exemplo, tarefas que vão desde o dito em cima, a por exemplo carregar umas simples 5 encomendas espalhadas por plataformas num dos níveis, em que vão ter de encontrar maneira de fazer um empilhador subir até ao última para conseguirem apanhar uma palete que se encontra em cima de uma passagem de ventilação por exemplo que tem uma das encomendas que precisam, ou um nível em que precisam de reunir 21 empregados numa área de trabalho, por exemplo neste último cenário podem agarrar numa cadeira para sentar um deles nela e carregar a mesma para um tapete rolante que o vai levar até à zona em questão, ou podem simplesmente agarrar num banco extenso e carregar uns 4 ou 5 empregados nele à vez e arrastar o banco até à área, sendo que num caso podem causar mais destruição de objectos como caixas, decoração e não só e no outro têm um movimento mais cuidado que vai evitar a destruição, mas em 2 soluções possíveis uma poupa-vos tempo e a outra gasta-o.

Por fim, quando terminam cada nível têm ainda uma pontuação adequada a quanto tempo demoraram, quantos objectos partiram e quanto de valor em danos causaram que vai resultar numa nota de avaliação final, mas de notar que ver o que podem destruir e como o vão fazer vai ser sempre mais divertido, seja a usarem o jato de um extintor para mover um quadro e destrui-lo, seja a arremessar impressoras, seja a usar uma máquina dispensadora de bebidas para atirar latas das mesmas como uma metralhadora ao carregarem repetidamente no botão para a acionar até que ela fique sem latas, e em que as mesmas embatem em duas caixas empilhadas a ver se uma se desloca o suficiente para a outra cair, ou nisto tudo em algo tão simples como agarrar numa chávena de café e deixá-la cair, a diversão vai ficar pelo criaram o máximo de caos absoluto a meu ver, porque pelo menos para mim foi dai que retirei o maior proveito em todo o tempo que despendi nesta jornada, claro que melhores pontuações vão envolver mais cuidado, mas não havendo nenhuma obrigação real, fica tudo ao vosso critério.

Visualmente não há muito a dizer é um jogo com vista top-down view meio isométrico, com um aspecto limpo a meu ver e sendo visualmente interessante misturando também uma base em que os personagens são stick figures modelados em 3D, em termos sonoros combina tudo ok com os objectos e certos movimentos, ainda de notar que a música de fundo apesar de não ser nada particularmente notável acompanha o ambiente leve que o jogo nos quer transmitir com um toque de instrumental saído quase assim daqueles filmes de comédia mudos, mas, com um passo mais relaxado e isso torna-se tudo detalhes que em conjunto nos entregam uma experiência final bastante agradável.

Um jogo com uma premissa simples, feito por um estúdio que vendo o que fizeram aqui, infelizmente, fechou portas e em que esta foi uma experiência colaborativa com a Nintendo diretamente para ser publicado em exclusivo na Switch e que ficou simples e bastante divertida, em que temos puzzles por norma simples de resolver mas que a cada avanço puxam um pouco mais por nós na elaboração que vamos ter para o fazer, deixando assim espaço para entreter tanto miúdos como graúdos, apesar de que por vezes a imprecisão de movimentos ou controlo quando carregam algum objecto pode causar alguma frustração assim leve, e mesmo um ou outro objectivo podem tornar-se um pouco repetitivos apesar da mudança de cenário digamos, mas nada de por ai além no fim do dia.

Concluindo, se procuram um jogo de puzzles fácil de perceber, rápido de pegar para passar algumas horas ou mesmo para jogatinas rápidas e que ainda vos vai fazer rir das parvoíces mais básicas que conseguirem elaborar para destruir o ambiente à vossa volta no jogo, Good Job!, é um título a acrescentar à vossa biblioteca da Nintendo Switch, ainda de notar que por cada nível acabam a ter acessórios visuais para obter desde que os consigam alcançar o que vos permite dar um toque mais personalizado ao vosso trabalhador, seja com uma bandolete de antenas ou uma coroa de rei para causaram a vossa gloriosa destruição como membros da corte real!

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