Análise - Marvel´s Spider-Man


(De notar que esta análise faz parte da republicação de algumas análises do PSGames Power, o blog a que este sucedeu, e esta análise algo reajustada agora, é originalmente de 2018)

Bem, esta é para mim uma grande análise pois apesar de o meu lugar de personagem favorito do universo Marvel estar ocupado pelo Venom (Eddie Brock) já o segundo lugar é do Wolverine seguido do, sim, adivinharam...Spider-Man! E já jogo Spider-Man desde o tempo da PS1, aliás o Spider-Man da PS1 continua até hoje a ser o meu jogo favorito do Aranhiço e nem este consegue ocupar esse lugar, o segundo jogo da altura que foi o Enter Electro não cheguei a jogar infelizmente mas passei tempo na demo se me lembro e tinha secções nas ruas da cidade que achava fenomenais visto o outro se centrar em andar no topo dos edificios.

Depois disso demos um salto para PS2 e ai joguei os dois primeiros jogos referentes aos filmes de Raimi e de dizer que o segundo jogo é aclamado e por bons motivos devido à jogabilidade pois o sistema de web swing implementado no jogo era fenomenal, o nível de realismo que dava em estar no papel do personagem era único, e foi esse jogo que marcou o fim de estar a enviar teias para o céu embora em termos de conteúdo de missões de história e afins não fosse assim nada do outro mundo, mas andar a explorar a cidade era bem espectacular. Depois disso passei pelo Ultimate Spider-Man que adoro, ainda cheguei a experimentar o Spider-Man 3 do filme do Raimi na PSP e ainda ei de experimentar na PS3 mas acabei por abandonar os jogos do aranhiço em especifico passando ainda pelo port 2D do Web of Shadows na PSP que é um jogo de plataformas fenomenal, mas que pelos vistos não ficou grande espingarda nas versões de consolas domésticas. o Reinado da Beenox começou nesta altura e acho que pelo que sei tirando o Amazing Spider-Man 1 foi uma grande vaga de jogos medíocres e maus deste personagem sendo o cumulo o Amazing Spider-Man 2, ainda joguei o ASM1 há dois anos e de dizer que não está mau mas talvez ok, nada de bom nem muito bom e em que a sua sequela foi um desastre visual e em jogabilidade um copy paste descarado do anterior mas pior que ainda experimentei no ano passado.

 

Agora temos a Insomniac em cena e ainda bem, o facto de ser um exclusivo ajudou e  também a esta experiência e para abrir o que vou dizer é que tenho muita pena de querer evitar spoilers de história sejam eles quais forem pois ia adorar falar de certas coisas convosco. A Insomniac já me tinha habituado a experiências de qualidade sem dúvida mas quando eles falaram que iam fazer algo como fãs e para os fãs nunca fiquei preparado para o que ai vinha e deduzo que não hajam ligações no decorrer da história com comics e digo isto pois há muitos anos que não acompanho os mesmos infelizmente por isso não sei em que ponto estamos, e dai assumo que seja tudo isto trabalho original do estúdio. A narrativa deste jogo dentro da história principal está excelente, é muito difícil abordar isto sem spoilers da narrativa principal com momentos chave para mim, mas mesmo assim é de mencionar que não vamos só estar no papel de Spider-Man mas sim ter momentos em volta da vida pessoal de Peter e da vida profissional também. Achei muito interessante eles saírem da base de contar a história quase do inicio num primeiro jogo e aqui entramos já numa fase do Peter em que ele já é o Spider-Man há anos, já saiu do Daily Bugle e trabalha como um assistente de laboratório e não só. A pessoa com quem ele trabalha e a maneira como a apresentam na vida de Peter ficou muito boa e não esperava por ela, mas o que ficou ainda melhor é a maneira como vamos ver essa personagem a tornar-se na figura icónica do universo do Aranha que é e ainda melhor em como se mostra o seu papel na história para o final.

 

Ainda temos mais dois personagens sendo um deles bem importante no universo do Aranha e engraçado que a Insomniac tomou uma rota de em momentos de história nos pôr no papel destes dois personagens o que acaba a ser muito interessante e acabam estes a ser alguns dos melhores momentos de jogabilidade aliados à história que vamos ter. Em particular é engraçado ver como uma destas personagens se desenvolve em entrar na narrativa via uma personagem secundária associada a ela que aparece por breves momentos mas que deixa uma marca e um impacto profundo na história toda. Ainda melhor é ver como a Insomniac conseguiu criar uma história tão profunda, com um tom sério em que vemos uma faceta realmente mais séria com o Homem-Aranha, por norma e o formato mais comum em que muitos fãs hoje em dia vão conhecer o personagem é pelos filmes, alguns comics random e videojogos e a realidade é que há sempre aquele toque de humor e sentido leve que o Peter tem associado pelas piadolas em momentos tensos e sérios e não só mas digo-vos que aqui apesar de termos isso vamos sentir que realmente isto é algo com um tom muito mais maduro e de notar que um desses momentos vai ser quando alguns dos súper vilões que foram apresentados em trailer fazem a sua aparição em grande no jogo, a maneira como eles aparecem e os eventos que se desenrolam apesar de em parte estarem revelados por um dos trailers do jogo posso dizer-vos que vão sentir na mesma um sentimento de fascínio quando os virem entrar em cena e que um dos momentos dessa aparição em conjunto vai ser dos mais marcantes nesta história sem dúvida e vai ser um ponto decisivo no desenrolar da mesma. É engraçado ver algo que nasce em torno do Mr.Negative que vimos nos trailers e que foi bom ver aqui o mesmo abordado, se desenvolve em algo muito, mas muito maior.

 
Gostava de falar tanta coisa mas infelizmente não o quero fazer, ou se calhar felizmente, abordando ainda elementos de história as missões secundárias que nos dão histórias paralelas e mesmo um outro vilão ficaram muito engraçadas e são uma boa pausa da narrativa principal, e aqui leva-me isto a outro ponto, o conteúdo secundário. Vejo alguma malta a queixar-se do mesmo e que algum pode ser repetitivo e o que eu tenho a dizer é que não senti isso penso é que as pessoas abordam mal o jogo na maioria o que não invalida que quem faça diferente não sinta isto claro, mas o conteúdo secundário é para fazer durante o decorrer da história principal e serve de pausa da mesma, não é para amontoar e atacar ao molho após a plot ou para o fim da mesma, eu por exemplo quando desbloqueava uma actividade secundária ou missões de história secundárias ia fazê-las e só voltava à história principal quando tivesse tudo feito, desbloqueei landmarks para sacar fotos fui fazer, desbloqueei acesso a backpacks pela cidade que o Peter supostamente tinha espalhadas há mais de 6 anos e que tinham items pessoais dele e fui fazer isso e nisto de apontar uma coisa, nesta situação das backpacks as mesmas têm items e mementos do Peter como Spider-Man e não só que vêm acompanhados de comentários interessantes dele para dizer a verdade, muito mesmo, e que nos dão algum background leve dele mas o contexto dado às mesmas é que eram mochilas que ele tinha largado naqueles locais em momentos que teve de virar Aranha e esqueceu-se mas os sítios onde as encontramos não têm muita coerência com isso, pois não vou acreditar que uma mochila ficou escondida num beco em plena vista de quem passar durante anos, quer dizer, é uma pequena falha.

 

Aparte disto temos uma boa quantidade de mais actividades como desmantelar bases e postos de facções, parar crimes em progresso que têm um número de vezes que ocorrem e variam um pouco entre o que são, desafios dados por um personagem que faz a sua aparição aqui de uma maneira muito interessante e com quem até combatemos e ainda temos mais coleccionáveis além das backpacks e por ai fora, o que posso dizer de tudo isto é que a Insomniac conseguiu fazer algo que nunca esperei que foi encontrar um equilíbrio para este conteúdo. O objectivo é ir fazendo o mesmo quando o desbloqueamos por via da história principal e de notar que há um que é os crimes random de facções que recomendo deixarem para irem fazendo quando vão do sitio onde estão para o local de uma missão ou atrás de coleccionáveis e afins e isto por um motivo, eu fiz logo de uma vez os crimes que aparecem da facção de criminosos comuns no inicio do jogo e fazer isso de rajada deixou um sentimento de aborrecimento porque a variedade e dificuldade desses crimes foi baixa mesmo em Hard que foi como joguei, muito mesmo, e não variam inimigos, mais para a frente outras facções deixam este tipo de actividade com novos tipos de inimigos que têm armamento e equipamento diferente e que estão a cometer crimes mais violentos e que vos vão dar um desafio a sério, por isso este tipo de actividade ao inicio recomendo fasearem e mesmo mais tarde ir faseando como disse pois acreditem que vai dar mais prazer e servir ainda de pausa acrescentada da história para vos dar um gosto de viver na pele do Spider-Man, mas voltando ao que dizia o estúdio encontrou o equilíbrio entre quantidade e variedade e isto é algo muito importante aqui.

 

Destas actividade todas recebem tokens que vos vai servir para desbloquear gadgets de combate, upgrades para  os mesmos e fatos novos e aliás os fatos estão muito engraçados no desbloqueio, a maioria é pelo vosso nível de personagem e depois têm de os adquirir sendo que há uns que é pelo fazerem actividades secundárias por completo. Cada fato traz ainda uma habilidade de fato única associada ao mesmo ou melhor, quase todos os fatos, e esta habilidade depois de obtida pode ser usada com qualquer fato o que é espectacular pois não deixa o jogador preso a um fato por ter a habilidade XPTO, depois nisto têm 3 slots para equipar módulos de habilidades de fatos que vão desbloqueando com a progressão do jogo, com o vosso nível e com tokens. Com isto ganham XP como já perceberam para evoluir de nível de personagem que vos vai desbloquear ditos upgrades para compra de gadgets e mesmo dar skill points para irem desbloqueando habilidades novas para o Aranhiço que vos vai dar vantagens e mais movimentos em combate e fora dele. Ficou tudo isto muito bem implementado, estes elementos de RPG aqui ficaram muito bem conseguidos e de maneira a não sobrecarregar o jogador de qualquer maneira. Só há uma falha nos fatos que é não termos o Symbiote Suit, o fato mais icónico fica de fora, acho isso uma grande falha, temos uns quantos clássicos e importantes como o Scarlett Spidey e o 2099, e outros originais daqui muito bons e não só mas o Symbiote Suit não e esta caiu-me muito mal, também podiam ter adicionado descrições aos fatos para dizer ao jogador como surgiram eles e mesmo referir a sua primeira aparição como Comic XPTO do ano XXXX, jogo Marvel's Spider-Man do ano 2018, etc.., teria sido um pormenor excelente.

 

Abordando a jogabilidade vou falar de combate primeiro, se já jogaram jogos do Spidey antes não vão achar isto muito estranho mas sim algo mais polido. Têm um sistema de combate em terceira pessoa adaptado a esta personagem, vão ter muito combate acrobático se assim quiserem e muito uso das vossas teias e gadgets, a combinação de todos em combate é muito importante na dificuldade hard e são vocês que criam a fluídez no combate com o recurso a tudo isto e de dizer que os gadgets são muito engraçados de se usar, podem ter um spider drone que vai atacando inimigos para os tornar mais fracos, podem atirar bombas de teia que explodem e colam inimigos a superfícies ou os deixam amarrados e abertos a ataques sem ripostarem entre outros engraçados como um emissor de ondas gravitacionais que deixam inimigos a levitar no ar, é muito engraçado mesmo. Não têm muitos gadgets pois a Insomniac foi pelo caminho de ter pouco e criar níveis de upgrade a expandir a eficácia e efeitos dos mesmos e fez bem nisto. Também de notar que há quem compare o combate à série Arkham e não é a mesma coisa, o combate aqui é combate na terceira pessoa com sistema próprio para o que é o Aranha, talvez o que faça parecer é os gadgets e alguns ataques ambientais que são usar coisas no cenário em combate mas isso também jogos  como Sleeping Dogs tem e não é Batman, e têm depois aqui uma barra de foco que cresce em combate que pode ser usada para executar takedowns e recuperar vida, o ter takedowns aqui não torna isto no Free Flow system que temos em Arkham, esse sistema é muito próprio e é uma dança rítmica de bloqueios e ataques com base em combos para ataques especiais e recurso a gadgets para ajudar em que podemos ter inimigos a 20/30m de distância in-game mas desde que haja combo conseguem tocar num botão e o Batman vai de encontro aos mesmos.

 

Spider-Man tem o seu próprio sistema de combate e aqui se um inimigo estiver a 20m de distância bem que podem ficar fixados nele que não vão lá parar, têm sim um web pull que podem usar para chegar aos inimigos e ajuda à fluidez de combate. Também desenvolveram aqui as secções de furtividade do personagem, já os jogos da PS1 tinham secções furtivas, aliás até me lembro do nível de assalto a um banco no da PS1 que podíamos apanhar inimigos e prender os mesmos sem alertar outros. Aqui o jogo dá-nos hipótese de ter momentos furtivos muito bem conseguidos com stealth takedowns e recurso aos gadgets para imobilizar inimigos sem alertar outros para a nossa presença e achei piada quando imobilizamos alguns outros podem tentar contactar com eles e não receber sinal e assim vão ver o que se passa, também temos de usar elementos no cenário para tentar criar uma distracção e separar assim pequenos grupos de inimigos para os deixar em aberto a imobilizações furtivas. Nisto tudo temos ainda um scanner que nos mostra posição dos inimigos e se é seguro apanhar os mesmos em ataques furtivos, tudo isto ficou muito bem desenvolvido aqui e sem dúvida que certas bases vêm do que a série Arkham mostrou que podia ser feitos com súper heróis em jogos mas em nenhuma altura é igual a qualquer jogo da série Arkham, pois não faz nada de maneira exactamente igual e muita coisa já existia em jogos de Spider-Man ainda nem a série Arkham era uma ideia ou conceito como os momentos de furtividade. Também posso dizer que gadgets já fazem parte do Spider-Man há bastante tempo nos comics e o Peter sempre foi um génio e sempre tentou encontrar maneiras de melhorar o seu combate e fato, apesar de ter estado muito tempo sem realmente mostrar esse lado.

O sistema de web swing ficou excelente, bem melhor do que o que me lembro do Spider-Man 2 do filme do Raimi e acreditem isto é a experiência de Spider-Man a 100%. O swing súper natural, tem um sistema de peso para dar algum realismo do que seria na vida real ou seja não esperem súper velocidade entre teias mas podem aumentar a mesma fazendo quedas freefall, fazendo web zip e tomando impulso de puxões mais fortes e não só e é impressionante a fluidez do swing que podem fazer com recurso ao ambiente todo do jogo fazendo zip em certos pontos de objectos ou parapeitos que vos aparecem no caminho, correndo pelas paredes dos edifícios e não só, se queriam o melhor jogo para se movimentarem na cidade de Nova Iorque como o Aranha, encontraram-no!

 

Visualmente este jogo é fantástico e se achavam que não era possível superar God of War na PS4 enganem-se pois este está mesmo naquela base de levar o prémio para casa, os efeitos de armas, combate, poderes de vilões, tudo está espectacular, o nível de detalhe nos personagens, as animações dos mesmos, animações faciais deles a falar sincronizadas com as falas, nem há quase palavras, isto é algo do outro mundo e com um nível de qualidade que não esperava mas não me admira vindo da Insomniac, sem falar nos efeitos de iluminação e das diferentes alturas do dia bem como condições meteorológicas em certas missões que se propagam pela cidade com uma naturalidade estonteante. Em termos de sons e afins o jogo ficou muito bom, a sua OST está bem conseguida mas é realmente o voice acting que brilha que ficou excelente e um ponto engraçado é que certas falas do Peter têm linhas de áudio duplas a tocar em variedade em chamadas que ele recebe enquanto anda pela cidade como Aranha, em que se estiver a dar swing tem aquele tom de esforço e de se estar mexer na voz e se estiver parado já tem uma fala mais normal e descansada, isto foi um pormenor de mestre.

O que posso dizer mais a não ser jogarem-no?

Bem, a cidade sente-se viva com actividade, os carros nas ruas a parar em passadeiras e as pessoas a atravessar as ruas, a caminharem pelas ruas, se andarmos nas mesmas podemos por vezes cumprimentar fãs do Aranha, pessoas em terraços a conviver, comentários ao Aranha a passar, pessoas nos parques e em terraços a fazer actividades como exercício entre tanta outra coisa. Finalmente podemos nadar, se o Aranha for à água não há cá morte, saltos catapulta automáticos e nem reload na margem, vai à água e nada, finalmente, um jogo de súper herói em que podemos ir à água, já era tempo. A cidade tem grafitis espectaculares espalhados pela cidade muito bons de se observar e admirar fora os landmarks que existem como a torre dos Avengers ou o Sanctum Sanctorum. Há tanta coisa que se podia mencionar mas é mesmo preciso verem e verem a qualidade, prédios em que podemos olhar pelas janelas e ver interiores das divisões em que não é só uma imagem de textura de janela, o nível de detalhe e pormenores é estonteante.

 

Só tenho pena em parte de uma coisa que é isto ser exclusivo, fãs do Aranha na Xbox e PC, não vou dizer Nintendo porque não estou a ver hardware da Switch a lidar com isto pois já é muita fruta, mas das outras duas, fãs a não poderem jogar isto a não ser que venham à PS ou conheçam quem tenha, e tenho essa pena porque há muitos anos que se esperava por este jogo, mais de 10 anos e ele finalmente chegou, mas nisto podemos dizer que se não fosse o ser exclusivo e com os bolsos da Sony por trás também nunca veríamos tamanha qualidade a todos os níveis. Dizia que God of War era o melhor jogo da PS4 mas acho que vou fazer uma correcção a isso e dizer que é o Marvel's Spider-Man, pode ser o efeito do momento de ter ficado realmente impressionado depois de tanto tempo à espera por um jogo deste calibre em volta deste personagem, ou o ser fã do personagem, mas não interessa, este É O MELHOR jogo de PS4 feito na minha opinião até ao momento.

 
A Insomniac fez aqui qualquer coisa bem especial e que honra este personagem nos videojogos, estou ansioso por ver o que vão fazer no futuro e gostava de os ver abordar dois personagens, o Kraven e o meu favorito, sim, Venom (Eddie Brock), e ainda tenho o sonho de ver um jogo dedicado ao Venom (Eddie Brock), podemos jogar com ele no Ultimate Spider-Man e no Marvel Ultimate Alliance 2 mas sabe a pouco infelizmente, não é a mesma coisa que isto e nem me falem do Friend or Foe. Este jogo realmente merece o 10, a nota perfeita, não dei ao GOW mas disse que era elevado porque fazia tudo bem e ao máximo apesar de umas falhas que tinha, mas aqui é algo diferente, Spider-Man há muito que pedia este jogo e ao fim de mais de 10 anos de experiências ok, medíocres e más finalmente chegou algo que faz justiça ao personagem e que vai mais além disso, e só por isso, merece o 10.

Parabéns Insomniac, parabéns mesmo.

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