(De notar que esta análise faz parte da republicação de algumas análises do PSGames Power, o blog a que este sucedeu, e esta análise algo reajustada agora, é originalmente de 2018)
Mais um runner game para mobile, nada de novo no meio de tanta oferta que possa haver neste género e nesta plataforma, a questão é, se Warhammer Doomwheel que vem da Katsu Entertainment vale a pena o vosso tempo e inclusivamente o seu preço pois é uma app paga com micro transacções pelo que acrescenta-se a esta questão inicial se é um jogo de progressão natural.
O jogo mete-nos no papel de um rato de um clã skaven que decide, por alto e sem entrar em pormenores, formar o seu próprio clã e começar a conquistar seguidores ao aventurar-se nos outros territórios que estão sobre o poder de um outro clã skaven, ou clã de anões ou ainda um clã de goblins e nesse aventurar-se a conquistar esses territórios. A ideia final é conquistar todos os territórios do mapa que podemos chamar de zonas, mas para podermos entrar nelas temos de as ir desbloqueando com as gems que recolhemos ao fazer os nossos runs pelas zonas que já desbloqueámos, sendo que podemos repetir runs nas que temos desbloqueadas infinitamente. Também para conquistar uma zona temos de conseguir cumprir 3 missões em cada que vão variando entre derrotar X número de um certo inimigo e em que é algo acumulativo nessa zona pelo que se falharmos o objectivo no nosso run podemos recomeçá-lo e continuar o objectivo onde ficámos sem ter de ser tudo de uma vez, mas também por vezes aparecem objectivos que são dados como para cumprir de uma só vez do género colectar 17 gems, ou matar 20 inimigos.
Também existem objectivos acumulativos de apanhar imaginem 300 gems, objectivos de conseguir percorrer 3000m de uma só vez e pouco mais variedade do que rotações entre estes temas de missões mas também mais variedade que isto não se iria justificar a meu ver, o jogo está feito para pequenas sessões rápidas e é algo mesmo próprio do género, mas que apesar distro e dentro da sua temática vai entreter-vos bastante bem, em que eu por exemplo gostei imenso de andar de volta do jogo mas de mencionar que após feitas as missões numa zona para a conquistar por exemplo, quando entramos na mesma não recebemos nenhuma missão para fazer e o jogo fica num estado de fazermos runs nelas novamente só para ver até onde conseguimos ir, o que em realidade depois de todo o mapa conquistado acaba a remover um bom bocado do seu replay value, pelo que a meu ver deviam continuar a ser geradas missões random quando entramos em zonas já conquistadas.
Uma coisa que fizeram extremamente bem foi de clã para clã muda o setting do cenário e mesmo design de certas armadilhas e em que há mesmo armadilhas especificas a cada clã, tudo isto acaba a dar alguma sensação real de variedade, não muita, mas dá e ficam como pequenos toques que são positivos de se ver e que os devs "perderam" tempo a fazer e que só acrescentou qualidade.
Em termos de jogabilidade não há muito a dizer pois o nosso personagem está numa Doomwheel a andar sem parar e que ao fim de certos metros de ter percorrido caminho a sua velocidade começa a aumentar gradualmente até para elevar o desafio, mas o verdadeiro entrave aqui vai ser sobreviver às armadilhas que o cenário nos vai atirando e misturando pelo caminho como plataformas tipo ponte que caem uns cêntimetros antes de nos aproximarmos delas, elevações de terreno inesperadas e seguidas contra as quais podemos esbarrar e ficamos apeados instantaneamente, obstáculos que nos tiram vida da Doomwheel se esbarrarmos neles em que se partem e não nos param mas tiram vida lá está, entre outras como lança chamas no caminho e até por vezes algumas unidades de inimigos que podemos matar mas que têm armas para nos tentar inflingir dano, como lança chamas ou têm objectos para nos tentar parar como barris de grande porte.
Na minha experiência notei que o jogo em um ou noutro ponto tem um sistema de deteção de colisão um pouco mal posicionada, nomeadamente nas elevações de terreno que às vezes conseguimos saltar para as evitar mesmo no momento certo e mesmo assim esbarramos nelas. Também temos uma mecânica de ataque especial e geral em que ao matarmos inimigos enchemos uma barra de energia warp que quando cheia desencadeia uma explosão de raios que dura alguns segundos que mata todos os inimigos que estiverem pelo caminho e pelos quais passarmos sem termos de os abalroar sequer.
O nosso objectivo de runs é conseguir ir fazendo o timing de certos saltos e em que podemos fazer double jumps até para saltar por cima de obstáculos que aparecem de repente, conseguir ir apanhando as gems dos cenários que estão em posicionamentos diferentes para nos dar mais desafio, e ainda até ir apanhando (matando) inimigos pelo caminho, pois no fim de cada run temos uma pontuação de ter apanhado inimigos e que aliado às gems que apanhámos e à distância que conseguimos percorrer recebemos um pequeno bónus nas mesmas. Estas gems para além de serem usadas a desbloquear zonas restantes do mapa também são usadas para gastar em upgrades à nossa Doomwheel, upgrades esses que vão melhorar o HP da mesma, e ainda o tempo que demora a carregar o medidor de warp e mesmo a sua duração quando desencadeia a habilidade do mesmo.
No fim do dia temos micro transacções no jogo para obter gems mas a meu ver pessoal não senti em nenhuma altura que estivesse a ter problemas em progredir que me estivessem a empurrar para gastar dinheiro, também posso dizer que as gems servem só para ir desbloqueando zonas e conseguir obter upgrades que no fim do dia não são difíceis de se obter na progressão do jogo e que no fim só nos dão pequenas vantagens, nada de especial, e em que obter gems por jogar o jogo sente-se algo natural em termos de quanto obtemos face ao nosso desempenho, não demora muito a acumularem digamos mais de mil gems em menos de 10 minutos e indo por ai a desbloquearem metade ou mais do mapa para a conquista, ou seja existem micro transacções mas só para os que queiram ser preguiçosos.
Visualmente temos uma boa qualidade a meu ver para este tipo de jogo, os cenários como já abordei variam entre os 3 clãs do jogo em setting o que ajuda à variedade visual deste jogo de uma maneira muito boa, não vai ser dos jogos mais impressionantes que já viram em mobile mas é dos que têm um bom nível de qualidade. A OST é só uma faixa, animada, mas é só uma que vai entreter-vos na maioria do tempo e em que vão a certa altura notar que é a mesma constante sem dúvida mas a repetitividade não vai criar aborrecimento pois a faixa em si aqui fica-se como um dos elementos secundários do jogo e não como um dos seus elementos principais, categoria essa que fica reservada para os gráficos e jogabilidade.
Concluindo Warhammer Doomwheel vale bem o vosso dinheiro, é um jogo que vos dá algum desafio em termos de cumprir as missões do mesmo e não insere restrições para obrigar o jogador a gastar dinheiro. É uma boa escolha para quem queira um bom runner para se entreter no tlm e em especial se forem fãs de Warhammer pois o universo do jogo aqui representado nesta temática ficou muito bem conseguido e captado a meu ver. Recomendo bastante apesar de que se como fãs forem à procura de ter uma plot súper desenvolvida esqueçam, não é um jogo ou género de jogo direcionado a isso, também posso dizer que de momento expandiram um pouco o conteúdo de regiões do jogo com DLC que pessoalmente não experimentei mas espero que continuem a expandir o mesmo pois verdade seja dita, depois de conquistadas todas as zonas ficam sem grande coisa para fazer a não ser ver até onde conseguem ir em cada uma.






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