Análise - Punch Line

(De notar que esta análise faz parte da republicação de algumas análises do PSGames Power, o blog a que este sucedeu, e esta análise algo reajustada agora, é originalmente de 2018)

Ora bem a PQube trouxe para o ocidente a adaptação do Anime Punch Line em videojogo, mais concretamente em formato visual novel. Eu pessoalmente nunca vi o Anime e aqui também não vai haver necessidade de o fazerem visto que para além de ser um anime de curta duração comparativamente a outros com 12 episódios só, também o jogo adapta à sua maneira toda a história do mesmo em 12 capítulos que vêm ainda recheados com conteúdo extra que segundo consta é "material suficiente para preencher mais 10 episódios", isto sendo palavras vindas de Kotaro Uchikoshi que escreveu o script do anime e que aqui regressou para fazer o mesmo trabalho para o jogo sendo ainda assistido pelo cast original de vozes, pelo designer original dos personagens Shōta Iwasaki a regressar aqui para trabalhar também ao mesmo nível e ainda com a OST a ser composta pelo compositor do anime Tetsuya Komuro, ou seja o jogo esteve bem servido em produção a ter mão de membros da equipa do anime bastante importantes aqui também a trabalhar na produção do jogo em si ao lado da equipa do estúdio 5pb./Mages.

A plot é um pouco complicado em termos de querer falar dela pois é um visual novel (VN) e qualquer informação realmente relevante vai ser um spoiler o que é uma pena pois lá está que sendo um VN o ponto central é toda a história do jogo em si. Basicamente e indo ao cerne da questão têm aqui uma jornada bem recheada de conteúdo neste departamento e ainda mais por ser um jogo no género que é e que vos vai realmente fazer sentir como se estivessem a ver um anime com parte de interacção da vossa parte, e isto para ir fazendo a história avançar e em que existe uma alternância entre haver cutscenes em estilo anime e ambientes e modelos de personagens em 3D a mexerem-se e falarem, contando ainda com voice acting em todas as linhas de diálogo em Japonês e legendas em Inglês a acompanhar que até podem meter a aparecer ao ritmo das linhas de diálogo em voz. Na história somos Yūta Iridatsu que quando regressava a casa de ter ido levar a sua irmã ao aeroporto com a amiga da mesma e dele, Rabura, se vê no meio de um assalto ao autocarro onde ambos estão por parte do grupo QMay que é uma espécie de culto que acredita no fim do mundo e extinção da humanidade.

De repente no meio da perseguição policial ao autocarro aparece Strange Juice que é uma heroina aqui no universo de Punch Line e no meio da batalha e confusão um dos lideres deste grupo encontra-se neste assalto e tenta matar a Strange, no meio da confusão toda  Yūta tinha ficado KO e acorda de repente e ao fazê-lo encontra-se a olhar sem querer para as cuecas da nossa heroina, algo se passa com ele que faz com se excite ao máximo e entre num estado elevado de existência, digamos assim, que o leva a atirar-se a este lider que os leva directamente a saírem pela janela da frente do autocarro que se despitou entretanto para umas das barreiras laterais da ponte onde se encontrava estando encalhado entre a queda e o estar na ponte em si. Nisto eles acabam a cair ao rio que se encontra debaixo da ponte e quando o nosso personagem volta a si salvo por Strange Juice e estando ambos na margem do rio ele volta a ver a cuecas da rapariga sem querer e desmaia com tanta emoção novamente causando algo anormal no seu corpo e com isto a sua alma sai por momentos do mesmo, pelo que de seguido o corpo dele é invadido do nada por outra alma que toma posse dele e vai ser a partir daqui que a história avança.

Vão acordar nesta forma de espírito no complexo de apartamentos onde reside Yūta e onde residem também Rabura que já mencionei e que a mesma é uma medium espiritual, Mikatan que é uma estrela do grupo músical Seas May e não só, Ito que é uma rapariga peculiar que passa a maioria do seu tempo a jogar online em casa e Meika que é a jovem senhoria de todo o complexo e um génio que passa a maior parte do seu tempo a fazer invenções. Acabamos ainda a conhecer um gato astral chamado Chiranosuke que nos vai guiar pela nossa jornada em espírito dando-nos indicações, ajudando e avisando do que podemos ou não fazer, contando no meio disto tudo que precisam de encontrar maneira de voltar a chegar ao corpo de Yūta para o tentar recuperar, isto porque quem tomou posse encontra-se no apartamento de Yūta mas pôs uma barreira contra espíritos de fora em acção e não conseguimos penetrar a mesma.

Abordar a plot  com mais info dava para escrever não sei quantas páginas mas vou concluir com isto, é uma história realmente fenomenal a meu ver que apresenta todas as personagens que têm pontos centrais na mesma de maneira completa e até complexa em certas alturas, vão sentir-se agarrados a 100% nela pois vai ser como se estivessem a ver um anime mas na vossa consola e com alguma interactividade da vossa parte pelo meio e ainda melhor, é que sendo isto feito como é, não precisam de acompanhar o anime ou o ir ver para perceber alguma coisa visto que isto é uma adaptação do mesmo com conteúdo extra deixando a parte de o vem em si como algo a meu ver secundário e tal como tinha sido já referido. Temos aqui uma plot completa como disse e que vos vai realmente entreter a sério portanto se gostam de VNs e de anime vão certamente adorar este jogo.

Indo antes do gameplay à OST devo dizer que temos aqui um trabalho fenomenal de faixas agradáveis de se ouvir e que acompanham bem todo o desenrolar da história do jogo em momentos de acção, drama e não só mas também não seria de esperar menos e o jogo ter qualidade neste departamento já era previsível, ainda de notar que têm trabalho a 100% de voice acting para todas as linhas de diálogo e que são as vozes do elenco da série em si. Visualmente está fantástico, a mudança entre momentos de cutscene em estilo de desenho e o ter o resto do jogo em 3D ficou aqui muito bem conseguida e o trabalho visual em detalhes nos cenários do jogo e modelos de personagens, animações e não só ficaram muito bem conseguidos e com qualidade na Vita e imagino que na PS4 seja algo um pouco mais acrescido, visto que aqui estivemos na versão de PS Vita.

Em jogabilidade não têm assim tantos momentos como isso e de entender que cada capítulo do jogo é apresentado como se fosse um dos episódios tendo até intro de abertura e créditos finais em cada. Os momentos de gameplay também estão sempre desencadeados em linha com a plot em si e nunca de livre arbitro do jogador e servem para não só nos dar a possibilidade de navegar o complexo de apartamentos onde se passa o jogo e assim desencadear algumas linhas de plot, mas também para nos dar os momentos de gameplay a sério em que vamos por exemplo andar a causar acções como fazer objectos cair e não só para causar sustos nas personagens que residem nos apartamentos e isto para ganharmos fragmentos de alma que saltam delas pelos sustos em si.

Estes fragmentos servem para nos ajudar a evoluir de nível astral que nos vai levar a conseguir fazer sustos mais poderosos, a conseguir mesmo possuir personagens e mesmo a conseguir desencadear acções mais poderosas em si e isto porque depois temos momentos de gameplay direccionados a causar uma cadeia de eventos para avançar a plot em que vamos poder fazer 3/4 ou mais acções que vão estar ligadas entre si para levar a um evento especifico, como por exemplo remover o capuz de uma personagem para que ela consiga ouvir em pleno e causar noutro apartamento a activação do alarme de um relógio e nisto a personagem com que interagimos vai ouvir o alarme e vai verificar o que passa, isto é um pequeno exemplo mas vai haver situações mais elaboradas. Também de notar que o jogo tem finais alternativos em relação ao anime que não vou abordar ficando para vocês descobrir.

Também vão ter coleccionáveis para apanhar que podem ver no menu de extras como por exemplo as faixas da OST do jogo e não se preocupem pois cada capítulo vai poder ser revisitado no chapter select, ou seja, podem escolher onde ir para ir buscar o que não apanharam e indo portanto a um dos elementos disto tudo, os coleccionáveis são as cuecas das raparigas do jogo em que têm de ficar a olhar para as mesmas para as adicionar à vossa galeria. Claro que isto entra em acção com outra coisa que é se Yūta se excitar demasiado ou duas vezes seguidas, e ele tem um medidor disso, ele acaba a entrar naquele estado superior, perde os sentidos e vai causar com que um meteorito acerte na Terra causando a extinção de toda a raça humana, claro que este bocado tem algumas ligações com a história em si e mais concretamente ao meteorito. Resumindo temos aqui portanto elementos humorísticos e com toque de caríz sexual, e acreditem que vão entrar em muitos momentos de riso durante esta jornada.

Para iniciar a conclusão só dizer que o elemento mais secundário como esperado é a jogabilidade que nos seus momentos consegue ser interessante mas fica talvez demasiado simples a meu ver visto que quando vamos para desencadear acções e em que podemos acabar a activar a errada para o que queremos fazer, o que acontece se realmente  o fizermos em termos de escolhas erradas fica por simplesmente ser que depois quando falharmos, algumas das erradas desaparecem para deixar as certas à vista para o jogador e acho que isso acaba a facilitar um pouco em demasia a experiência que de si já é simples.

Para concluir o que posso dizer é que recomendo a quem seja fã do anime, a quem tenha algum interesse mas procure abordar o mesmo de outra maneira e acima de tudo a quem seja fã do género VN. Vão encontrar aqui uma experiência bem conseguida e recheada de eventos com drama, humor, dicas algo sexuais leves até e acima de tudo muita qualidade em como toda a narrativa é contada. Apesar de só ter jogado a versão Vita vou sem dúvida recomendar tanto a versão PS4 como Vita, sendo que numa ganham o elemento portabilidade e sejamos sinceros que jogar isto deitadinhos na cama antes de ir dormir é tão bom como ler um livro de que gostem por isso a versão Vita ganha um bocado de terreno sobre a PS4.

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