Análise - Build a Bridge!

Volto com um título vindo da Boombit SA., em que apesar do último que foi analisado não ter sido nada de especial, este por acaso já traz um certo nível de qualidade e interesse mas que por vezes se sente um pouco demais talvez em dificuldade.

As Fundações da Experiência:

Sendo originalmente um jogo mobile chega agora a PC, com a ideia de entregar uma jogabilidade de quebra cabeça envolvendo a construção de pontes ou rampas, por vezes tendo algumas variantes como terem em conta a passagem de um cruzeiro, ou no caso da vertente oriental a passagem de um dragão, pelo que neste tipo de experiências deveram lembra-se mais de Bridge Constructor, que teve inclusivamente parcerias temáticas com The Walking Dead por exemplo. Mas será que esta consegue ser algo interessante, desafiante e mesmo divertida? Veremos.

Captura feita por Gaming Power PT

A Ideia de Construção:

A ideia é passarmos os puzzles de construção de pontes, em que além de uma temática normal temos depois uma especificamente asiática para o lado japonês digamos e ainda uma espacial, isto para nos dar alguns ambientes mais próprios e mesmo materiais com aspeto diferente mas ideologia igual, em que por exemplo em vez de barras de madeira temos barras de bamboo a fazer o básico de estrutura de pontes, para ajudar a suster ou a dar estabilidade ao pavimento da ponte que construímos, sendo que além disto no normal passamos ainda a ter cabos de aço para suster pontos da ponte e mesmo vigas para ajudar a suster a ponte com mais segurança.

Captura feita por Gaming Power PT

A ideia do jogo é fazer meios de passagem com forte ideologia de pontes mas por vezes a ideia será fazer rampas ou meia rampas para permitir ao veículo do nível atravessar o espaço necessário e passar a meta de chegada, existe ainda em cada nível um limite de orçamento que quanto mais gastarem dele menos estrelas de pontuação recebem podendo receber um total de 3, além de depois até desbloquearem objectivos adicionais como o veiculo estar 15 segundos no ar, ou só usarem 2 pontos de contacto com as bases da travessia, pelo que podem ainda activar um modo fácil para aumentar o orçamento disponível mas também é só isso que ocorre, mantendo-se o nível de desafio geral em fazer uma estrutura sólida.

Captura feita por Gaming Power PT

Mais vezes do que esperava acabei a ter de usar as ajudas dentro dos níveis, isto porque senti que existia um grande desafio em fazer estruturas sólidas, havia sempre um ponto da mesma que vinha abaixo quando o veículo lá chegava, chegando ao ponto de usar ajudas para perceber o que poderia fazer diferente, e de maneira até engraçada por vezes vi que a resposta não era ter o material mais resistente mas se calhar colocar mais do mais barato para solidificar mais pontos estrategicamente, por vezes esta noção escapava-se um bocado da minha mente e lá voltava eu aos mesmos erros, também é importante terem presente que podem fazer rampas ao invés de pontes pois muitas vezes é essa a solução.

A Conclusão das Engenharias de Pontes:

No fim eu acredito que esta é uma experiência bastante desafiante e atrativa, por vezes existe uma certa dificuldade que senti ser demasiada para conseguir fazer estruturas minimamente sólidas, mas também consegui perceber que estava a fazer pontes ao invés de rampas, ou que por vezes poderia estar a querer elaborar demasiado certas secções do que estava a construir, mas, mesmo assim a minha posição de achar que o jogo pode ser demasiado neste ponto mantém-se e para ter a certeza além de mim tive mais algumas pessoas a testar 2 a 3 níveis para perceber se era algo transversal ou se só eu tinha mais dificuldade.

Captura feita por Gaming Power PT

Mesmo assim é uma entrada engraçada, divertida e até com um bom desafio e mesmo sendo direcionada a solo play pode muito bem ser transformada em sessões multijogador à vez com mais do que uma pessoa a tentar elaborar as suas próprias travessias, e fica como uma recomendação a quem queira ter algo com algum desafio e para estimular de certa maneira a sua imaginação dentro de alguns limites, mas atenção pois existem um ou outro bug em que o que mais me frustrou neste jogo foi o de reiniciar níveis não funcionar bem tendo de voltar ao mapa do jogo e entrar no nível novamente, o que tenham feito de construção fica lá à mesma, mas mesmo assim é um passo extra desnecessário, que aliado a alguma física nas construções demasiado irrealistas na minha perspectiva e da dificuldade demasiado alta devido até este último ponto, sinto que se juntam dando a este jogo uma nota de frustração por vezes demasiado frequente.

Esta análise foi feita com uma chave gentilmente cedida pela BoomBit SA.

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