Análise - Worms Armageddon: Anniversary Edition

A Team17 lançou no final do ano passado uma edição em estilo aniversário de Worms: Armageddon trazida à vida pelo estúdio Digital Eclipse, que vem neste caso repleta com alguns extras desde documentários sobre a criação da franquia, a sua história, como entrou no catálogo da editora e como se não bastasse num update relativamente recente ainda adicionou alguns extras jogáveis.

O Que Esperar (Abordando Já a Jogabilidade)

Neste relançamento quem esteja mais familiarizado com a franquia na parte dos seus clássicos pelo menos, não vai encontrar grandes dificuldades em atacar esta experiência que traz na sua essência um modo de combates rápidos para entrar logo na acção mas que no entanto tem ainda um modo de missões de treino, missões de desafio e modo deatmatch a quem queira treinar e aprender a jogar, bem como testar a sua capacidade de tática e resiliência, eu no meu caso dou graças ao modo de treino e desafio porque apesar de me lembrar muito novo de jogar Worms: Armageddon, o original de 1999, não posso dizer que tenha continuado ao longo dos anos ou que me lembre de princípios básicos como a utilização mais experiente de ferramentas como a Ninja Rope, ou o uso de armas especiais como a Mad Cow, ou a Super Sheep.

Captura feita por Gaming Power PT

Os desafios vão ser realmente desafiantes na sua essência, pelo que vão ser precisas umas quantas tentativas para os conseguir superar e mesmo as missões de treino vão requerer da nossa parte alguma resiliência e compreensão, porque por exemplo a mira das armas tem uma diferença de rota em conformidade com a mesma em que os tiros se sentem mais altos que a mira em si, o uso da Ninja Rope tem as suas nuances como o timing certo para a largar durante um impulso de movimento para conseguirmos atravessar espaços de terreno ou mesmo um uso mais engenhoso de combinar o seu inçar, velocidade da nossa deslocação e o largar a mesma no tempo certo para conseguirmos ir para o topo de um obstáculo que tem falta de local superior onde nos agarrarmos com esta ferramenta.

O jogo além disto conta com um modo online se o quiserem atacar contra outros jogadores além de um multijogador local em que eu pessoalmente neste período fiquei-me pela experiência a solo para não passar muitas vergonhas, pois algumas coisas sobre o jogo ainda me vinham à mente mas outras como o jogar correctamente nem por isso, felizmente ainda me lembrava de alguns pontos como a direcção do vento e como isso influência certas armas, mas mesmo assim consegui levar com uma granada de volta na minha direcção. Além disto podem personalizar um pouco os vossos Worms em equipas que podem até dar nome, mudar a sua língua de fala e não só, o que acaba a dar um certo toque mais pessoal à jogabilidade. A realidade aqui acaba a ser que em termos de aspecto este é sem dúvida um dos mais apelativos, em que o caos que me lembrava continua cá, já a panóplia de armamento e não só continua extensa como me recordo mas mais elaborado em termos de utilização, em que o que me vinha à memória parecia menos complexo e táctico, e sinceramente agrada-me, pois parece que fiquei com uma nova visão e interesse sobre a franquia em si mesmo.

Captura feita por Gaming Power PT

Resumindo isto o que posso dizer é que a jogabilidade por vezes vai ter mais um pingo de nostálgia que outra coisa, vai haver alguma frustração na jogabilidade mas pode-se dizer que é propositada, a ideia é aprender-mos a jogar e ver a recompensa da experiência pelo meio do caos da batalha em Worms, caos esse que parecia maior sinceramente quando era mais novo, e hoje em dia parece algo mais equilibrado mas com impacto, mesmo que só hajam imaginem uma dúzia de oponentes em combate, a divergências de terreno e o armamento são o que fazem sobressair o dito caos e a diversão, sinto é que alguns desafios por vezes são um pouco frustrantes demais a completar, talvez aqui entre um pouco em acção a jogabilidade que pode sentir-se neles um pouco datada, trazendo dai algum desafio acrescido, talvez por vezes seja desnecessário, porque por exemplo mesmo em treino de tiro ao alvo há um alvo que fica mais para a ponta de um mapa e a movimentação por vezes das minhocas pode ser frustrante particularmente para atravessar alguns espaços pequenos não havendo uma forma realmente trabalhada para dar salto frontais. 

Os Extras Que Compõem o Aniversário

Além da experiência esperada desta edição podem ainda aventurar-se nos seus extras que vão desde documentários a relatar a origem desta franquia bem conhecida, o processo do seu criador em que o conceito inicial nem era serem soldados minhocas por exemplo, ou ver fotos representantes de passos, origens, itens ou outros jogos que levaram ao nascimento de Worms, tudo isto organizado numa linha cronológica, posso dizer que um dos melhores passos que tomaram foi a mudança de aspecto representativo das minhocas, a variante mais cartoon que nos lembramos regularmente assenta melhor em conjunto com a parte mais humorística da franquia.

Captura feita por Gaming Power PT

Além disto podem ainda aventurar-se em clássicos da franquia como a edição da Mega Drive e da SNES de Worms, a versão de GameBoy Color de Worms Armageddon ou no Worms World Party do GameBoy Advance, que foram adicionados como parte de um update, deixando disponíveis mais clássicos e mais diversão “minhocástica” nesta edição de aniversário do Armageddon.

Captura feita por Gaming Power PT

A Conclusão da Guerra de Minhocas

O humor continua presente seja nas recções ou seja nos comentários que vamos ouvindo dos soldados, a jogabilidade é ainda mais viciante do que me vinha à memória e sinceramente a meu ver o jogo parece-me estar com melhor aspecto do que nunca, seja na sua caracterização meio cartoonesca dos nossos soldados, seja nos cenários em si que vão desde repletos de abóboras gigantes, ou pedaços de queijo e não só.

Captura feita por Gaming Power PT

Recomendo a quem seja fã da franquia porque sinceramente vai sem dúvida gostar bastante do que compõe esta edição e ainda mais na Switch que com o seu elemento portátil acaba a ser a meu ver a plataforma mais indicada para esta guerra das minhocas, mas mesmo assim a quem nunca tenha experimentada esta franquia, fica aqui com uma bela porta de entrada, para um experiência simples de entrar, com profunidade de jogabilidade pelas táticas ao seu armamento e no fim com um multijogador que vai de certeza emanar frustração e diversão, seja no levar com uma granada de volta na cara por causa do vento, seja porque decidimos largar um burro de concreto em cima do nosso inimigo.

Esta análise foi feita com uma chave gentilmente cedida pela Team17.

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